Núcleo de Pesquisa dos Ex-votos fará pesquisa no exterior

sala do bomfim2_teste1_1

 

Por Ítalo Cerqueira*
De origem milenar, o ex-voto é uma tradição baseada no oferecimento de pinturas, estatuetas ou diversos objetos como forma de agradecimento por um pedido atendido. A oferta é entregue em um local que seja consagrado para o padroeiro que concedeu a graça. Para o coordenador do Núcleo de Pesquisa dos Ex-votos (NPE), José Cláudio de Oliveira, o projeto é tratado “sob uma perspectiva folkcomunicacional, e é estudado como mídia de uma cultura popular pelo Núcleo, no sentido de que tal tradição desenvolve um processo comunicacional nos espaços onde a tradição se manifesta: salas de milagres, cemitérios e cruzeiros”, destaca o professor.

 

O professor José Cláudio, disse que seu interesse pelo tema começou no ano de 1990, com os estudos dos ex-votos do Bomfim, em seguida no mestrado, com os ex-votos em Bom Jesus da Lapa, e por fim, em 2006, pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), com os Ex-votos do Brasil. O grupo já visitou e mapeou lugares como os santuários de Círio de Nazaré, Candeias, Iguape e de São Lázaro. Sobre a identificação e mapeamento o professor explica que “é feita nas salas de milagres e nos museus de forma iconográfica, gramatical, artística e tipologicamente, já o mapeamento é feito através da ajuda de um GPS. Toda documentação é digital”. É válido ressaltar que além de todo este trabalho de identificação e mapeamento, o grupo também realiza a inclusão social e capacitação digital para os moradores circunvizinhos a 12 santuários do Brasil, ou seja, o projeto prevê um intercâmbio de conhecimentos entre o grupo e as comunidades visitadas, proposta que enriquece ainda mais a experiência.

DIGITAL CAMERA          ex-votos3

 

Em dezembro deste ano, estará on-line, pelo portal da Universidade Federal da Bahia (Ufba), o Museu Digital dos Ex-votos (MDE), cuja finalidade será a de ser um repositório de todo material produzido pelo grupo, assim toda população poderá ter acesso a imagens, vídeos e textos em PDF que ao longo do projeto foram produzidos e, a partir de então, poderão ser acessados e compartilhados por todos. O coordenador do Núcleo de Pesquisa dos Ex-votos, José Cláudio de Oliveira, antecipa que ainda nesse mês, será iniciada uma nova etapa, o Projeto Ex-votos das Américas, “estaremos nos EUA, México, Nicarágua, Guatemala, El Salvador, Costa Rica e Porto Rico, mapeando lugares que possuem ex-votos com a mesma metodologia trabalhada na etapa Brasil.

 

O professor José Cláudio de Oliveira explica os planos para o grupo: “O Ex-votos da Américas é o futuro. Iniciamos a parte teórica e bibliográfica, pelo Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC-Ufba). Aguardamos o aval do CNPq para iniciarmos as viagens e o Banco de Dados, o que fomentará mais ainda o MDE. A perspectiva da pesquisa é para 4 anos a partir de dezembro próximo. Pretende-se também o incremento do MDE, do NPE e da articulação com a extensão, ou seja, continuidade da Inclusão Social e Digital dos moradores e trabalhadores circunvizinhos a santuários, inclusive no exterior”, ressalta o professor.

 

*Estudante de Produção Cultural da Faculdade de Comunicação da Ufba – Facom

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *