Departamento da UFBA promove seminário sobre justiça e violência contra a mulher

O evento é aberto ao público e abordará as aplicações de um modelo de justiça para esses casos

Por Lua Gama

Com o propósito de debater as aplicações da justiça restaurativa em casos de violência contra a mulher, será realizado pelo grupo Laboratório de Estudos sobre Crime e Sociedade (Lassos), nesta sexta-feira (28), o seminário Justiça Restaurativa e os Direitos Humanos das Mulheres.

O evento será às 14h, na sala de videoconferência do Pavilhão de Aulas Raul Seixas, no campus de São Lázaro – UFBA. O seminário tem como convidada a professora doutora Juliana Tonche. 

Justiça restaurativa consiste em uma prática de solução de conflitos que foge à justiça tradicional. Nela, o papel da justiça é restaurar os danos causados à vítima após ter sido alvo de algum crime, bem como a sociedade. A professora Juliana Tonche, irá abordar como essa técnica, poderá ser utilizada em casos de violência contra a mulher.

“Ocorreu recentemente em nosso país um processo de institucionalização da Justiça Restaurativa (JR) como uma política pública nacional de justiça. Desde 2016, o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) passou a apoiar e incentivar o uso deste novo modelo de gestão de conflitos para um maior número de casos, incluindo aqueles que envolvem a violência contra a mulher. Assim, serão discutidos nesta apresentação aspectos teóricos e práticos relacionados à JR que podem dar subsídios para a reflexão sobre as possibilidades de sua utilização nestes casos, considerando as especificidades que marcam a violência de gênero e a resposta estatal à mesma”, aponta Juliana.

Juliana Tonche possui experiência na área de Sociologia, com ênfase em Sociologia da administração de conflitos e Sociologia das profissões, tendo atuado principalmente no tema da justiça restaurativa. Ela é doutora em Sociologia pela Universidade de São Paulo, mestre em Sociologia e graduada em Ciências Sociais pela Universidade Federal de São Carlos (Ufscar). Possui diploma de pós-doutorado na Universidade de São Paulo, junto ao Departamento de Sociologia, e iniciou, recentemente, o pós-doutorado no PPGCS/UFBA.

Criado em 2009 pelo departamento de Sociologia da UFBA, o LASSOS, pertence ao Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais – FFCH/UFBA. É uma rede composta por cientistas atuantes em pesquisas que abordam a relação entre crime e sociedade. Dentre as linhas de pesquisa, estão: estudos prisionais, vitimização, controle social, policiamento, segurança. Mais informações sobre o grupo de pesquisa, no site http://www.lassos.ffch.ufba.br/

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *