Pivô Salvador completa dois anos e divulga programação com exposição inédita e outras atividades
Há dois anos, o Pivô, instituição cultural fundada em São Paulo em 2012, chegou a Salvador com a proposta de olhar para fora do eixo Rio-São Paulo e expandir o seu propósito de ser catalisador de processos artísticos experimentais que conecta o Brasil ao cenário internacional da arte contemporânea. No mês de agosto, dois projetos inéditos integram a programação artística do Pivô Salvador: a Exposição Zé di Cabeça – Porto das Sardinhas e o Laboratório Criativo: Arte e Tecnologia no Museu. “Ambos os projetos fortalecem o papel do Pivô como plataforma dedicada à experimentação artística, formação e circulação de saberes situados”, afirma a diretora artística e fundadora Fernanda Brenner. A abertura da exposição ocorre no dia 02 de agosto, das 15h às 20h, na casa do Boulevard Suíço, sede do Pivô.
Instalado desde 2023 no espaço, casarão em Nazaré que foi um dos pontos de encontro da Tropicália, o Pivô reafirma sua vocação de reativação de espaços arquitetônicos emblemáticos dos territórios que atuam. “Essas novas ações expressam a atuação do Pivô em Salvador como desdobramento de sua missão institucional, que parte da reativação de espaços emblemáticos como pontos de articulação entre arte, território e sociedade”, completa a diretora.
Em São Paulo é no emblemático edifício Copan, projetado por Oscar Niemeyer, que as atividades do Pivô acontecem há mais de uma década. Em Salvador, o espaço na casa do Boulevard, em dois anos, já se tornou um laboratório vivo de experimentação, intercâmbio e pensamento crítico, reafirmando o compromisso com a descentralização do circuito artístico e com a valorização da cultura viva da cidade.
SERVIÇO:
O que: Exposição “Zé di Cabeça – Porto das Sardinhas”;
Onde: Casa do Boulevard – Rua Boulevard Suíço, 11A – Salvador/BA;
Quando: 04 a 30 de agosto, de segunda a sábado, das 14h às 19h;
Quanto: Gratuito