Facom reúne 1º encontro de comunicação antirracista da UFBA
Por Cleo Assis
Nos dias 3, 4 e 5 de junho, a Faculdade de Comunicação da UFBA recebeu o 1º encontro de comunicacao antirracista da universidade. O evento contou com a presença de convidados que lutam contra o racismo no mercado da comunicação, como Osmar Marrom, Luana Souza e Camila Brito.
Organizado pelo Centro Acadêmico Vladimir Herzog, o encontro ocorreu no auditório da Facom e reuniu alunos que puderam assistir sete mesas com temas variados, como moda, políticas públicas e afrotecnologias e impactos digitais.
Sophia de Holanda, estudante de jornalismo, pôde acompanhar o evento e mostra-se envolvida nas pautas:
“É chocante que seja o primeiro encontro de comunicação antirracista, espero que possam acontecer muitos outros, eu vi a mesa de conexões negras, afrotecnologias, vozes e impactos digitais e achei muito interessante, é uma perspectiva que ainda não tinha, falando sobre comunicação negra nas redes sociais e é realmente muito importante fazer parte da luta e ajudar no que for preciso.”
Suelem Santos, diretora de ações afirmativas do Centro Acadêmico Vladimir Herzog sente-se realizada e grata com o sucesso do evento. Ela também espera fazer parte da construção de outros projetos que busquem discutir temas acerca de preconceitos presentes na comunicação.
O evento também incluiu uma feira de artesãos que expuseram parte de seus trabalhos. Pérola Itaparica, vendedora de acessórios, comenta: “O evento foi muito bacana, fui bastante acolhida e é importante essa interação com o antirracismo. Você não precisa ser negro para ser antirracista, eu sou uma mulher negra de 62 anos e me orgulho disso!