Facom reúne Primeiro Seminário Baiano de Combate a LGBTfobia no Futebol e Esportes

Por: Cleo Assis

A Agenda de Arte e Cultura acompanhou na última sexta, 16, o Seminário Baiano de Combate a LGBTfobia no Futebol e Esportes, realizado pelas associações da Torcida LGBTricolor, o Coletivo de Torcidas Canarinhos LGBTQ+ e o Orgulho Rubro-Negro. O seminário ocorreu no auditório da Faculdade de Comunicação da Universidade Federal da Bahia e contou com nomes relevantes no esporte baiano, entre eles Emerson Ferretti, presidente do Esporte Clube Bahia, Onã Rudá, fundador da torcida LGBTricolor e da Canarinhos LGBTQ+ e Luise Reis, diretora de Relações Institucionais das Comissões de Diversidade, CPIR e Direito, Cultura e Entretenimento.

No seminário, tópicos como vagas afirmativas, visibilidade, representatividade e preconceitos fizeram parte da discussão. A participação do público também se fez presente, demonstrando a preocupação coletiva para com a comunidade LGBTQ+ inserida no esporte.

Sobre o Coletivo de Torcidas:

O Coletivo de Torcidas Canarinhos LGBTQIAPN+ surgiu em 2019, depois da criação de diversas torcidas e movimentos formados por torcedores e torcedoras LGBTQIAP+. Com o intuito de congregar esses coletivos, combater a LGBTfobia com ações, campanhas, iniciativas e sugestões de inclusão e diversidade.

“Nosso intuito é ajudar nessa caminhada, potencializando e divulgando boas iniciativas, monitorando denúncias e acontecimentos, denunciando casos omissos de preconceito, propondo caminhos, iniciativas e ações de visibilidade e inclusão.”

Fonte: canarinhoslgbtq.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *