Artistas baianos valorizam tradições culturais de Itaparica em HQ
A HQ Sob o Signo Ancestral, thriller ambientado na Ilha de Itaparica, tem evento de lançamento no dia 17 de junho, às 18h30, com um bate-papo no Goethe-Institut Salvador. Escrita por Lucas Ribeiro e ilustrada por Daniel Cesart, a narrativa acompanha o jovem negro chamado Maurício, que após sobreviver a uma violenta operação policial no seu bairro, descobre sua conexão com o sagrado culto ao Baba Egun.
Sendo o único sobrevivente, Maurício tenta um recomeço em Itaparica, passando a morar com sua tia. Ao chegar na cidade, visões perturbadoras começam a conectá-lo a um passado ancestral, vivenciando também a ascensão de um governo conservador que ameaça à liberdade religiosa.
O roteirista Lucas Ribeiro idealizou o projeto durante sua residência artística no Instituto Sacatar. “O culto a Baba Egun, tradição ancestral da região, é herança e resistência. Sua perpetuação é um dever coletivo diante da intolerância religiosa”, comenta.
É na linguagem das HQs que essa narrativa ganha força. Daniel Cesart, vencedor do 36º Troféu HQMIX, nas categorias Novo Talento Desenhista e Publicação Independente Edição Única, torna palpáveis as expressões dos personagens e complementa: “fazer quadrinhos, fora do eixo sul/sudeste, é um ato de resistência. Como a ancestralidade no Signo Ancestral, nós existimos, resistimos e insistimos”.
Este projeto tem o apoio do Rumos Itaú Cultural 2023-2024.
SERVIÇO:
O que: Lançamento HQ Sob o Signo Ancestral.
Onde: Goethe-Institut Salvador (Espaço KreativLab).
Quando: 17 de junho (terça), 18h30.
Quanto: Gratuito.