Funceb homenageia 100 anos de Batatinha com shows e palestras itinerantes

“Só não deixei de sambar.” A frase de Oscar da Penha, o Batatinha, vai ecoar mais viva do que nunca em agosto de 2025, quando será celebrado o centenário de nascimento de um dos maiores poetas do samba brasileiro. Para homenagear esse grande artista, a Fundação Cultural do Estado da Bahia realiza, no mês de agosto, uma série de shows e palestras para difundir seu legado.  

O projeto Centenário Batatinha propõe a realização do espetáculo itinerante “Batatinha – 100 Anos de Samba e Poesia”, idealizado, dirigido e interpretado pelo ator, cantor, compositor, poeta e diretor Dody Só. Serão cinco shows abertos ao público, nas cidades de Salvador, Camaçari, Feira de Santana, Santo Amaro e Cachoeira, a partir de 1º de agosto. 

Mais do que um show, o projeto é uma celebração sensível e profunda, que vai transformar o palco em altar e música em ritual de memória, pertencimento e resistência. A proposta é transcender os limites do entretenimento e ser uma ação de salvaguarda da cultura afro-brasileira, de valorização de um legado artístico e de provocação estética e emocional.  

Em parceria com a Secretaria de Educação, o projeto chegará também em escolas públicas. Um gesto pedagógico, que pretende despertar o interesse de jovens e educadores para a potência formativa do samba enquanto expressão de identidade e resistência e de valorização da Bahia como berço do gênero. 

 

PROGRAMAÇÃO: 

  • 01/08 – Salvador, com Juliana Ribeiro (Praça Quincas Berro d’Água – Pelourinho) 20h;
  • 08/08 – Camaçari, com Nelson Rufino (Colégio Estadual Gonçalo Muniz) 19h;
  • 15/08 – Feira de Santana, com Zé Araújo (AVIÁRIO – Colégio Estadual de tempo integral de Feira de Santana) 19h;
  • 22/08 – Santo Amaro, com J. Velloso (Colégio Teodoro Sampaio) 19h;
  • 29/08 – Cachoeira, com Claudya Costta (Colégio Estadual de Cachoeira) 19h;

 

SERVIÇO: 

O que: Shows e palestras “Batatinha – 100 Anos de Samba e Poesia”, por Dody Só; 

Onde: Salvador, Camaçari, Feira de Santana, Santo Amaro e Cachoeira;  

Quando: 01, 08, 15, 22 e 29 de agosto; 

Quanto: Gratuito 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *