Cineasta indiana exibe filme na UFBA

A cineasta Subasri Krishnan apresenta no CEAO documentário que revive o massacre de Nellie e participa de bate-papo com os presentes

Por: Lucas Arraz

O auditório do Centro de Estudos Afro-orientais da UFBA (CEAO) vai virar sala de cinema nesta sexta-feira (14). A partir das 16h, acontece a exibição do filme “What the Fields Remember” (2015) da cineasta indiana Subasri Krishnan. Subasri está em residência na capital baiana pelo Programa de Residência Artística Vila Sul do Goethe-Institut.

Com 52 minutos de duração, o documentário revisita o massacre de Nellie, ocorrido no estado de Assam na Índia, explorando as ideias de memória, violência e justiça através das narrativas de sobreviventes. Após a sessão, Subasri participa de um bate-papo com os presentes, com tradução de mediador.

O filme, já exibido em importantes festivais internacionais de cinema, tenta entender como os espaços físicos que testemunharam os fatos continuam a marcar o relacionamento das pessoas com a história e a memória. Também suscita questões em torno da memória coletiva: do que escolhemos lembrar e por que escolhemos esquecer.

Subasri Krishnan, além de cineasta, encabeça o Media Lab do Indian Institute for Human Settlement (IIHS), instituição educativa que lida com temáticas urbanas, onde leciona e faz a curadoria do festival Urban Lens. Seus filmes lidam com política contemporânea. Ela também é diretora da edição de 2017 do festival de cinema da International Association of Women in Radio and Television (IAWRT).

Em 18 de fevereiro de 1983, durante seis horas, mais de 2 mil muçulmanos falantes de Bengali foram mortos na cidade de Nellie e suas aldeias vizinhas. As casas das pessoas foram queimadas e seus campos, destruídos. A maioria dos que morreram era de idosos, mulheres e crianças. Até o momento, o massacre de Nellie permanece à margem da história pública da Índia e é praticamente eliminado da memória coletiva da nação.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *