Intervenções artísticas chamam atenção em primeiro dia do Congresso da UFBA

Obras “Feridas da Cidade” e “Quarto do Despejo” estão expostas próximo à Biblioteca Central

Por Gabriel Moura

Duas intervenções artísticas chamaram a atenção de quem passava perto da Biblioteca Central da UFBA durante o Congresso da UFBA, nesta quarta–feira (17). “Feridas da Cidade”, do professor da Faculdade de Belas Artes, Paulo Guinho, mostra as ‘cicatrizes da cidade’, enquanto “O Quarto do Despejo”, do Laboratório de Estética Marxista, da Faculdade de Educação (Faced), procura valorizar a obra de Carolina de Jesus, que tem livro homônimo.

O professor explica que a sua obra procura realizar uma analogia entre a cidade e o corpo humano. “A cidade tem um corpo de concretude, que possui marcas e feridas, assim como o humano. Então, caminhando pela cidade, eu vou tirando essas formas e vou realizando esta analogia”, explica Paulo.

Paulo criou a obra Feridas da Cidade (Foto: Gabriel Moura)
Paulo criou a obra Feridas da Cidade (Foto: Gabriel Moura)

Já a ideia do Laboratório de Estética Marxista de realizar a obra “O Quarto do Despejo” surgiu ao perceberem que a escritora Carolina de Jesus não era muito trabalhada e estudada na universidade. “A ideia é divulgar o trabalho desta autora, mulher, negra e favelada”, conta Ana Paula Gomes, que faz parte do grupo que construiu a obra.

A obra de Carolina de Jesus trata principalmente de temas relacionados com a pobreza, desigualdade social e a fome. “Ela fala muito sobre a falta de alimentos. Ela diz que a fome é amarela, pois é com essa cor que ela enxergava o mundo quando estava sem comer”, conta Ana Paula.

Obra 'Quarto de Despejo' faz homenagem a Carolina Maria de Jesus (Foto: Gabriel Moura)
Obra ‘Quarto de Despejo’ faz homenagem a Carolina Maria de Jesus (Foto: Gabriel Moura)

O Congresso da UFBA está acontecendo hoje e amanhã em todas as unidades da Universidade. Estão acontecendo manifestações artísticas, debates, palestras e apresentações científicas. O evento é aberto à comunidade e totalmente gratuito.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *