Memórias Povoadas: Espetáculo interativo discute saúde mental e sagrado feminino negro

Confira detalhes da obra que será exibida nos próximos 9 e 10 de junho no Teatro Sesi Casa Branca

O Teatro Sesi Casa Branca receberá nos dias 09 e 10 de junho, às 19h, o espetáculo Memórias Povoadas, que aborda o sagrado feminino negro e questiona a visão estereotipada da mulher preta como uma fortaleza inabalável. 

Dirigida por Cássia Valle, com co-direção e direção musical de Cell Dantas, a peça busca desconstruir a ideia de que as mulheres pretas devem estar sempre prontas para a luta, uma visão que afeta sua saúde mental e as mantém em desvantagem social.

Espetáculo propõe reflexão sobre saúde mental e resistência

Segundo a produção do espetáculo, a sociedade impõe às mulheres pretas a necessidade de serem fortes o tempo todo, resistindo às adversidades vindas da família, companheiros/as e até de si mesmas.

“Até onde é saudável estar sempre pronta para a luta? Essa visão prejudica a saúde mental dessas mulheres e as mantém na base da pirâmide social, afinal ‘elas aguentam’. É negado o direito à fragilidade, à desistência. Elas precisam ser o tempo inteiro fortes para aguentar o que vem da sociedade, da família, de companheiros/as e de si mesmas”, aponta Cássia.

Memórias ancestrais em cena

Além da reflexão sobre a resistência das mulheres pretas, o espetáculo também traz à tona a importância do sagrado feminino negro e a transmissão de conhecimentos de geração em geração. Por meio de ervas, música, dança e narrativas orais, as mulheres pretas criam um elo entre si e fortalecem sua identidade ancestral.

As deusas, bruxas, Iyágbás e Iyamins fazem parte dos mitos e mitologias afro-diaspóricas, contribuindo para a formação da identidade do povo brasileiro.

Experiência interativa e imersiva

Inspirado no conceito de Teatro Instalação, Memórias Povoadas utiliza imagens e arte cênica como elementos complementares da composição artística. O público é convidado a construir suas próprias narrativas, experimentando a diluição das fronteiras entre o começo, meio e fim do espetáculo.

Essa experiência interativa busca engajar e envolver emocionalmente os espectadores, tornando-os participantes ativos da obra.

Datas: 09 e 10 de junho

Horário: 19hs

Local: Teatro Sesi Casa Branca

Av. Caminho de Areia, 1454, Caminho de Areia, Cidade Baixa – Salvador/BA

Classificação Etária: 12 anos

Ingresso: R$20 (inteira) R$10 (meia) – mulheres pretas pagam meia (sujeito à disponibilidade de ingressos).

Vendas dos ingressos: Sympla e na bilheteria do Teatro até 1 hora antes do início do espetáculo.

Foto: PH Mota

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *