8ª edição do Brechó Eco Solidário acontece em outubro

*Por Guilherme Reis

A ideia do Eco Brechó Solidário é bastante simples: um dia para as pessoas trocarem qualquer objeto que não lhe sirva mais por outro que teoricamente lhe será mais útil. Em troca, os participantes recebem o “Grão”, moeda oficial do evento.  A ideia: conscientizar as pessoas a reduzir o consumismo. Fruto de uma iniciativa da Rede de Profissionais Solidários pela Cidadania, de universidades como Ufba, Unifacs, Ufrb , Uneb e Universo e da Secretaria do Trabalho do Estado da Bahia (Setre), o evento está na 8ª edição, que ocorrerá nos dias 26 e 27 de outubro, no Parque da Cidade.

Ao longo do dia, o público, além de trocar objetos, poderá participar de cerca de 50 atividades nas tendas Ambiental, Cultural, Holística, Ágoras e Atelier, que incluem, além de rodas de diálogo, sessões de yoga e de massagem. Jamile Souza, membro da comissão de comunicação do Brechó, destaca a importância de se participar do evento: “Há um retorno, que pode ser um certificado de 60 horas emitido pela Ufba, que pode ser usado como atividade complementar”. No entanto, ela diz que a prioridade acaba sendo outros aspectos: “O brechó cria um ambiente de  interesse por uma nova forma prática de aquisição de bens, de forma cooperativa e sem prejuízos ao meio ambiente. Além disso, estimula-se a parceria com diversas Instituições de Ensino Superior para a realização de atividades de extensão”.

Foto: Brechó Eco Solidário 2012
Foto: Brechó Eco Solidário 2012

Jamile também avisa que qualquer pessoa pode participar. Quem tiver interesse em atuar como voluntário, no próximo sábado, 13 de julho, haverá um processo de formação na Faculdade de Arquitetura da Ufba, das 9h30 às 12h30. O interessado deve enviar um e-mail brechoecosol@gmail.com, no qual devem constar nome completo, telefone e entidade.

Para maiores informações, acesse o blog do Eco Brechó Solidário http://www.brecho-ecosolidario.blogspot.com.br/.

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *