Ceao promove o lançamento do livro Se7e: diásporas íntimas

Sem título

Por Ítalo Cerqueira*

 

“… um relicário de pequenos flagrantes da vida cotidiana negra, contadas de dentro, experimentados e sentidos também por dentro, o que causa em nós leitoras uma imediata identificação com a experiência ali (re)contada além de um profundo encantamento. São as relações afetivas no contexto familiar negro-brasileiro, descortinando suas particularidades, explorando com muita habilidade os seus (des)encontros”. Tal crítica foi feita pelo doutorando em Literatura Comparada da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e faz parte do convite de lançamento do livro Se7e: diásporas íntimas de Lande Onawale, que será amanhã (07) no Centro de Estudos Afro-orientais – Ceao/Ufba, no Largo Dois de Julho, às 18h.

Se7e: diásporas íntimas é o primeiro livro de contos de Lande Onawale, que contém oito histórias que retratam o cotidiano e a vida social do povo negro-brasileiro. De acordo com o autor, o título do livro, como toda sua obra literária, justifica-se “em grande parte pela experiência humana do negro através dos tempos. Acredito que lá estão as senhas para certas compreensões do que faço. Com toda dor, nosso percurso tem sido admirável até aqui. Contudo, tenho grande fé na poesia… na sua capacidade de comunicar sem, necessariamente, dizer, ou até mesmo ser compreendida. É o caso desse título, e de outras passagens da minha obra. Lanço-as por aí (ou deixo que se lancem), sem que eu mesmo tenha definido pra mim um, digamos, stricto sensu… Sem dúvida, é um livro sobre afeto”.

O imaginário do leitor é a todo o momento instigado pelas relações afetivas que são traçadas em suas páginas a partir do contexto familiar negro no Brasil. São contados conflitos, histórias de sobrevivência e até mesmo de uma realidade jamais levada em consideração. Onawale revela que “o tema é tratado com a diversidade que lhe constitui. Como pessoa, não somos, nós, os negros, apenas a manifestação de uma coletividade histórica. Temos, obviamente, nossas individualidades, idiossincrasias, intimidades”.

LANDE ONAWALE foto

Sobre o autor

Nascido em Salvador, Lande M. Munzanzu Onawale tem graduação em história, além disso, ele exerce a profissão de compositor, educador e poeta. Filho do Terreiro Tanuri Junsara, Onawale já publicou diversos poemas e contos em várias ontologias, como: Cadernos Negros e Quilombo de palavras. Além destes, ele tem diversas obras individuais publicadas em livros, como: O Vento e Kalunga – poemas de um mar sem fim.

O autor também já publicou um livro nos Estados Unidos, Black Notebooks e comentou como foi esta experiência e como a população negra americana está empenhada no resgate e preservação da cultura negra: “Se os estadunidenses são tão sinceros como dizem, eu diria que minha obra foi bem recebida”, brinca. Do Black Notebooks, por exemplo, saiu o poema que foi integrar uma revista de arte e cultura, chamada Canarinhas da Vila, nas Américas.

“A população negra em qualquer ponto da chamada diáspora está irremediavelmente ligada ao resgate e preservação das suas origens. Pelos meios mais diferentes, mas está. E sendo minoria num país como aquele, racista, capitalista, não esquecer quem somos e de onde viemos é uma estratégia vital. Como aqui, no Brasil”, finaliza.

O lançamento recebeu o apoio do Ceafro – Educação para Igualdade Racial e de Gênero, Ceao/Ufba, da Fundação Pedro Calmon e da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia.

SERVIÇO

O Que: Lançamento do livro Se7e – Diásporas Íntimas do escritor e poeta Lande Onawale

Quando: 07de março de 2012

Onde: Auditório Milton Santos no Centro de Estudos Afro-Orientais – Ceao/Ufba

Horário: 18h

Valor do livro: R$25,00

 

* Estudante de Produção Cultural da Faculdade de Comunicação da Ufba – Facom

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *