Museu de Arte Sacra da UFBA promove curso de Reentelação em Pinturas

foto_2O Museu de Arte Sacra da Universidade Federal da Bahia (MAS-UFBA) apresenta o Curso de Reentelação em Pinturas de Cavalete, nos dias 21 a 25 de maio.

 

 

 

 

 

 

 

 

por Itamar Ferreira

 

Utilizada principalmente por restauradores, reentelação é uma técnica aplicada na pintura, com o intuito de restaurar, reforçar ou substituir parte ou total de uma obra original danificada ou fragilizada. Nos dias 21 a 25 de maio, o Museu de Arte Sacra da Universidade Federal da Bahia (MAS-UFBA) recebe o Curso de Reentelação em Pinturas de Cavalete. A oficina será ministrada pelo restaurador italiano Jeanmário Finadri e pelo restaurador e professor José Dirson Argolo.

O MAS-UFBA adquiriu recentemente, para o ateliê de restauro, uma mesa térmica para reentelação em pinturas de cavalete. Em Salvador, apenas um ateliê de restauro possui esse equipamento, o Studio Argolo. Uma mesa térmica tem custo elevado e sua manutenção também é dispendiosa, porém, os resultados obtidos são excelentes para a obra de arte. A mesa exige conhecimento e técnica para a sua correta utilização. Pensando nisso, o MAS decidiu pela contratação de profissionais que já utilizam a mesa para um treinamento não apenas com os técnicos, mas com os profissionais de outras instituições. Além da mesa térmica, o curso abrangerá outros métodos, como o romano, florentino, holandês e inglês, conforme explica a Coordenadora do Setor de Restauração do MAS-UFBA, Cláudia Guanais.

Segundo Guanais, o curso tem como objetivo treinar os técnicos do ateliê de restauro do museu na utilização da mesa térmica, melhorar a qualidade das reentelações nas suas obras com métodos e equipamentos mais atualizados e apresentar técnicas modernas de reentelação em pintura de cavalete, além de trazer à Bahia métodos até então desconhecidos pelos restauradores. “Acreditamos que este curso trará muitos benefícios para os restauradores, uma vez que inexistem cursos de reciclagem na Bahia”, diz a coordenadora.

 

Ministrantes

Gianmario Finadri: restaurador italiano com formação em Firenze. Tem vasta experiência em pintura sobre tela, madeira e afrescos. Utiliza métodos e técnicas avançadas, como tecnologia a laser e fibras de carbono. Em Salvador, juntamente à Universidade Católica e à Arquidiocese, organizou um projeto para a restauração da Catedral Basílica de Salvador. Em conjunto com o Studio Argolo, restaurou a Capela Mor da referida Catedral.

José Dirson Argolo: restaurador com formação em Firenze. Dirson é professor da UFBA, possui, em seu ateliê particular, equipamentos modernos de restauro como a mesa térmica, até então única na Bahia. Possui ampla experiência na área de restauração.

 

Serviço

O quê: Curso de Reentelação em Pinturas de Cavalete- Teoria e Prática- Mesa térmica e métodos tradicionais

Onde: Museu de Arte Sacra da UFBA, Rua do Sodré s/n, Centro- Salvador

Quando: 21 a 25 de maio, das 09 às 12h

Investimento: R$350,00

Vagas limitadas

Inscrição: Secretária do Museu de Arte Sacra da UFBA

Informações: 3283-5596 / 3283-5591

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *