Podcast Ouve Aí: narrativas no Outubro Rosa

Segundo episódio tem como tema o combate ao câncer de mama para corpos possíveis

Por Mariana Gomes

O projeto de extensão Agenda Arte e Cultura apresenta o podcast Ouve Aí. Lançado no mês passado com a temática “Visiblidade Bi”, o segundo episódio trata do combate ao câncer de mama não só partir da narrativa de mulheres cisgênero, principal foco da campanha do Outubro Rosa, mas também das narrativas de pessoas transexuais. 

De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA), o câncer de mama é segundo tipo que mais acomete mulheres brasileiras, representando em torno de 25% de todos os cânceres que afetam o sexo feminino. Para o Brasil, foram estimados 59.700 casos novos de câncer de mama em 2019, com risco estimado de 56 casos a cada 100 mil mulheres.

Com o tema nacional “Cada corpo tem uma história. O cuidado com as mamas faz parte dela”, lançado pelo INCA, quais outras histórias precisam ser consideradas também no combate ao câncer de mama?  

Para conhecer os outros pontos de vista entrevistamos Lilian Marinho,  enfermeira e pesquisadora em direitos sexuais e reprodutivos e epidemiologia, com  Doutorado em Saúde Pública pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), Emanuelle Aduni Goes, enfermeira e pesquisadora de saúde coletiva com pós doutorado na Fiocruz e doutorado pelo ISC/UFBA, Bruna Benevides, Segundo-Sargento da Marinha e atual diretora da Associação Nacional de Transexuais e Travestis (ANTRA), e Rafael Bulcão, estudante de Design na Escola de Belas Artes da UFBA.

Temos mais uma novidade! Agora você pode acompanhar o Ouve Aí, assim como o podcast da Rede Iris, através do Spotify. Confira nossa página e nos siga para sempre receber as atualizações do programa!

 Acompanhe agora o segundo episódio do podcast “Ouve Aí”.

Edição: Mariana Gomes
Produção: Agenda Arte e Cultura
Músicas:
Jungle Juice by Wataboi https://soundcloud.com/wataboi
Creative Commons — Attribution 3.0 Unported — CC BY 3.0
Free Download / Stream:  https://bit.ly/jungle-juice-w
Music promoted by Audio Library https://youtu.be/Tw_Q7pNdLTo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *