Integração: nova atlética da UFBA aposta na promoção de festas e eventos esportivos para conectar os alunos

Ligada à Faculdade de Comunicação, a Atlética Athena já participou dos Jogos Universitários da UFBA e espera crescer ainda mais

Por Ícaro Lima

“Viver a universidade”. É isso que muitos alunos costumam ouvir como principal conselho por estarem num ambiente que possibilita diversas experimentações acadêmicas e sociais. E é a partir desse pensamento que nascem muitos projetos nessas instituições, geralmente vindo de ideias dos estudantes que querem propor novas formas de relacionamento e aprendizado para tornarem a sua formação mais rica e interativa. 

Prova disso são as associações atléticas universitárias. São elas que, tradicionalmente, significam uma forma de os estudantes terem um maior contato com outros colegas e contribuir para seu autodesenvolvimento através de encontros e atividades esportivas. Na UFBA, não é diferente. Inclusive, mais uma faculdade dessa instituição, a de Comunicação,  lançou a sua equipe: a Atlética Athena.

Como nasceu
Marina Hortélio, 21, estudante de jornalismo, fundadora e atual presidente da Atlética Athena conta como foi o processo de criação: “Começou de uma coisa bem maluca que tive na minha cabeça. Eu vi que outros cursos tinham atléticas e eu falei ‘eu também quero ter isso para mim, e se não tem nesse lugar, então eu vou criar’”. 

Time de futsal feminino da Athena (Foto: Divulgação)
Time de futsal feminino da Athena (Foto: Divulgação)

No início, Marina se surpreendeu com o processo necessário para abrir uma atlética, mas relata que isso não foi empecilho para continuar tentando. “Eu achei que fosse super fácil. Aí quando a gente foi ver realmente como é que faz, tem muita burocracia envolvida que eu não esperava”, conta.  

Marina se refere, por exemplo, ao estatuto que teve que ser criado, tarefa que a fez precisar contratar um advogado para ajudá-la. Além disso, o processo de escolha dos componentes dos cargos diretivos da atlética também demandou bastante esforço.

Participação no JUFBA 2019
no seu primeiro ano de criação, a Atlética Athena teve um grande desafio pela frente: competir nos Jogos Universitários da UFBA, o JUFBA. A direção optou por participar em três modalidades: baleado, futsal masculino e futsal feminino. 

Por ser uma atlética ainda “recém-nascida”, segundo Nuno Krause, 21, também estudante de jornalismo e diretor de esportes da Athena, algumas equipes tiveram algumas dificuldades por ser a primeira competição oficial que participaram: “Os times eram pouco entrosados e enfrentaram outras equipes que já treinam juntas há anos. No baleado, não vencemos nenhum jogo, pois o nível das outras era realmente muito alto”.

Situação parecida aconteceu no futebol feminino. Nuno credita isso ao pouco tempo de treinamento que o time teve, mas salienta pontos positivos. “[A participação foi] boa em relação ao comprometimento das atletas. Elas se esforçaram muito, treinaram e fizeram tudo o que estava ao alcance”, ressalta.

Já em relação ao futsal masculino, que Nuno também considera que teve um baixo desempenho por conta dos poucos treinos, a expectativa é que após alguns jogos, incluindo uma vitória por 4×0, o time evolua e confirme seu potencial. 

Apesar de tudo isso, Marina considera que só em participar do JUFBA já é algo valioso, muito por conta do engajamento causado nos times antes das partidas e também porque a Athena ficou mais conhecida na UFBA, o que enxerga como essencial para ter a parceira das outras atléticas e fortalecer cada vez mais o movimento do esporte universitário.

A gente já sai fortalecido do campeonato e muito mais preparado para os próximos jogos. Jogar é muito diferente de treinar, portanto, o JUFBA foi uma grande oportunidade de testar nossos times e ver o que a gente pode melhorar sempre”, avalia.

Olhando os resultados do futsal feminino, Marina também avalia que o passar do tempo e uma maior carga de treino farão com que a equipe progrida. “Estamos percebendo uma melhora nas jogadoras e vamos continuar treinando após o JUFBA para evoluir e conseguir jogar melhor mesmo contra oponentes fortes”, almeja. 

Outras competições
E já olhando para o futuro, Nuno contou que há um desejo da diretoria da Athena em criar, a longo prazo, a Copa Facom, uma competição entre várias aléticas da UFBA, ou até mesmo uma em que participem apenas os alunos da Facom ou de várias outras atléticas de cursos de comunicação de faculdades de Salvador.

Time de futsal masculino da Athena (Foto: Divulgação)
Time de futsal masculino da Athena (Foto: Divulgação)

Ações sociais
Além das atividades esportivas, a Athena, como é tradição em atléticas universitárias, também busca realizar ações fora dos campos e quadras. Marina destacou que a preocupação em tornar a Athena um mecanismo que una os alunos da Facom através de festas, encontros e oficinas é bastante presente dentro da direção. Inclusive, eles promoveram em setembro deste ano o “Bailão da Federal 2.0”, festa organizada em conjunto com as atléticas de Administração, Fisioterapia e do Instituto de Geociências. 

Porém, não é só de festas e jogos esportivos que vive a Athena. Marina salientou a vontade da Athena em servir também como uma instituição que auxilie os novos alunos da Facom quando chegam na faculdade, oferecendo-os atividades teóricas e práticas de acordo com o curso que ingressaram. 

“Por que não fazer uma oficina de diagramação para calouros? Por que não fazer uma oficina de fotografia? Coisas que a gente sabe e que podemos passar para as pessoas. Fazer palestras, coisas que possam não só integrar, para as pessoas se conhecerem no próprio curso e em outros cursos também, que é um dos pilares fundamentais da atlética: integração”, diz.

Quem pode participar
Aqueles que desejam entrar para a Athena devem seguir o requisito básico em todas as atléticas: estar matriculado em um dos cursos da unidade que ela representa. Nesse caso, as portas estão abertas para os alunos dos dois que compõem a Faculdade de Comunicação: Jornalismo e Produção Cultural. Além disso, quem se formou em alguns desses cursos há, no máximo, dois anos, também pode fazer parte de algum time.  

Já aqueles que desejarem participar apenas dos treinos, sem atuar nas competições, também estão liberados para se inscreverem, basta estar matriculado em qualquer curso da UFBA.   

A Athena conta atualmente com seis opções de modalidades: Futsal, futebol de campo, vôlei, basquete, handebol e baleado. Além disso, quem estiver disposto a empurrar os times nas arquibancadas durante as competições, há vagas para atuar como baterista ou líder de torcida.

Para se inscrever, basta preencher um formulário disponível aqui

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *