Edição de dezembro da Sessão Aberta de Cinema da UFBA exibe ‘O Grinch’

Evento tem foco no público infanto-juvenil portador de necessidades sensoriais especiais 

Por Luciana Freire

A UFBA realiza mensalmente a Sessão Aberta de Cinema que tem foco no público infanto-juvenil portador de necessidades sensoriais especiais. A Sessão ocorre geralmente na última semana do mês, mas agora em dezembro será no próximo sábado (14). O filme exibido é a animação O Grinch. O evento é de livre acesso e gratuito. 

O objetivo do projeto é acolher no espaço do cinema quem habitualmente não frequenta as salas comerciais, em especial crianças e adolescentes com transtorno do espectro autista. Esse é um longo debate sobre acessibilidade e sobre cinema como cultura e direito. Porque as complicações de acesso tem várias razões, uma delas é a dificuldade que as crianças têm para se adaptar as condições das projeções.

Pensando nisso, a sessão de cinema tem uma lógica diferente em que o público pode circular pela sala, entrando e saindo livremente, com luzes parcialmente acesas e som abaixo do habitual. O projeto também incentiva a participação de pessoas e crianças sem necessidades especiais. Isso porque a intenção é também proporcionar o convívio entre autistas, portadores de outras limitações e pessoas consideradas sadias.

O filme escolhido é baseado em uma adaptação do clássico ‘Um conto de Natal’, de Charles Dickens. A animação O Grinch é de 2018, com classificação indicativa livre e duração de 86 minutos.

Sinopse
O Grinch é um bicho verde, peludo e mal-humorado que odeia o Natal e vive em uma montanha perto de Quemlândia (Cidade dos Quem). A prefeita de Quemlândia decidiu fazer o Natal três vezes maior do que nos anos anteriores. Então o Grinch resolve estragar a festa dos vizinhos fingindo ser Papai Noel e roubando os presentes e as decorações da cidade inteira. Já a simpática menina Cindy Lou Quem planeja prender o Papai Noel e pedir a ele um presente muito especial para ajudar sua mãe, sobrecarregada com excesso de trabalho e que ainda tem de cuidar sozinha de Cindy Lou e de seus dois irmãos gêmeos.

 

Serviço
O quê: Sessão Aberta de Cinema | Exibição da Animação O Grinch
Quando: 14 de dezembro
Horário: 10h às 13h
Onde: Cinema da UFBA (Vale do Canela)
Para quem: Livre para público em geral e pessoas com necessidades sensoriais especiais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *