Novas formas de interagir: conheça as ferramentas online que dinamizam o contato entre amigos e familiares

Agenda Arte e Cultura fez uma lista com algumas opções de ferramentas online 

Por Geovana Oliveira*

Almoçar junto, organizar um encontro no final de semana, assistir a um filme compartilhando o brigadeiro, e até brigar jogando uno, entre outras interações rotineiras, têm feito falta durante a quarentena. Devido à pandemia, é essencial manter o isolamento físico, mas a privação do convívio habitual com amigos e familiares pode ser difícil. Por isso, diversas ferramentas de interação online ficaram ainda mais populares no último trimestre. Além das redes sociais como Facebook e Instagram, aplicativos de chamada de vídeo e jogos online estão nas listas dos mais baixados na quarentena.

É assim que mesmo dentro de casa, na Avenida Paralela, em Salvador, Maria Luisa Pita, 21, continua a compartilhar momentos com os amigos. Por meio do celular eles jogam, conversam, fazem festas, e assistem filmes juntos. Em alguns dias, até simulam o típico almoço de domingo. Marcado o horário, é só todos sentarem com almoço na mão e câmera ligada. O aplicativo usado é o Discord, projetado para comunidades de jogos, os gamers, mas que permite diversas formas de interagir durante a comunicação. 

Luisa usa as ferramentas para se distrair durante o isolamento (Foto: Acervo pessoal)
Luisa usa as ferramentas para se distrair durante o isolamento (Foto: Acervo pessoal)

Esses contatos virtuais ajudam Luisa a controlar tanto a saudade como a ansiedade. ‘São muitas notícias ruins, aí ver meus amigos e falar com eles distrai minha cabeça. Saber que eles estão bem é muito bom.”, conta. Segundo o psicólogo Luiz Felipe, vice-coordenador do PSIU na UFBA, para muitas pessoas o contato virtual é uma maneira de manter a normalidade, ou mesmo criar uma nova. Mas alerta que cada pessoa tem respostas diferentes a essas interações online.

Para Letícia Borges, caloura de psicologia na UFBA de Vitória da Conquista, assistir filmes com outras pessoas virtualmente é um dos poucos lazeres que ainda se parecem com os da vida antes da quarentena. Pelos serviços de streaming, ela combina a hora de dar play com os amigos e comenta as cenas pelo WhatsApp. Apesar de parecer complicado sincronizar o instante de iniciar o filme, algumas ferramentas já facilitam esse momento, como a Netflix Party, extensão para o navegador Chrome. 

Letícia (Foto: acervo pessoal)
Letícia aproveita para assistir filmes virtualmente com os amigos (Foto: acervo pessoal)

Assim como o Netflix Party, existem outras plataformas que têm dinamizado as interações online na quarentena. A Agenda reuniu algumas dicas de aplicativos e plataformas online para inovar nos contatos sociais e, de certa forma, manter a rotina. 

Discord
Um aplicativo para se comunicar por meio de voz, vídeo, texto e participar de diversas comunidades, ou construir a sua própria. Ideal para acompanhar os jogos com amigos ou apenas para fazer as chamadas por vídeo mais interativas. É possível, por exemplo, sincronizar a música com os amigos no aplicativo. Isso em um grupo de amigos e as câmeras ligadas deixa o clima propício para as festas virtuais.  

Gartic
Espécie de imagem e ação online. Um dos aplicativos mais baixados no Brasil durante o isolamento. Grátis, permite que até 10 pessoas joguem juntas. No jogo, uma pessoa recebe uma palavra e precisa desenhá-la, os outros participantes precisam adivinhar através do desenho qual é a palavra. A cada rodada, um dos jogadores é designado a desenhar uma determinada palavra. 

Netflix Party
Para assistir os filmes e séries do streaming com os amigos. É uma extensão grátis do Google Chrome que sincroniza automaticamente os vídeos e ainda tem um chat, ao lado da tela onde é exibida as cenas

Kast
Também para assistir junto aos amigos. Mas, nesse caso, é um aplicativo, e não se restringe ao catálogo da Netflix. Com ele é possível até ter aqueles momentos de tédio com os amigos assistindo diversos vídeos bobos no Youtube. 

Zoom
Para quem ainda prefere um pézinho nos meios tradicionais, o Zoom é indicado para vídeo chamadas em grupo. Normalmente utilizado para substituir as aulas e reuniões de trabalho presenciais, não deixa de ser usado para reuniões descontraídas com os amigos e até para comemorar os aniversários na quarentena. 

Uno
Existem diversas formas online do famoso jogo de cartas. Nelas é possível jogar com amigos ou entrar em grupos com novas pessoas. 

Stop
O papel e a caneta foram substituídos pelas telas do celular na versão virtual do jogo. Sites como o Jogo Stop Online e aplicativos como Stop – Famoso Jogo de Palavras e StopotS permitem que amigos joguem à distância e também entrar em grupos online do jogo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *