“Crônicas de Wesley”: artista lança livros de tirinhas

Wesley Silva, que é estudante da UFBA publica o 4° livro de tirinhas

Luana Lisboa

Lembra dele? O estudante de Design da UFBA que criou a página de tirinhas do Facebook “Crônicas de Wesley – com 1,8 milhão de curtidas – está de volta nas páginas virtuais da Agenda Arte e Cultura. Isso porque o artista anunciou a publicação de seus terceiro e quarto livros de quadrinhos, pela editoria Lendarie.

Contando com as tirinhas produzidas entre o final de 2018 e 2019 e outras inéditas, além de um design diferente dos anteriores, os novos livros estão em fase de distribuição, após o fim da pré-venda. Wesley conta que mais dois serão lançados no primeiro semestre de 2021.  

Ele afirma que, apesar de ter a página desde 2013, foi o contato com a Universidade, a partir de 2018, que foi determinante para ele como artista.

“Não era um intuito meu publicar livros, não tinha o olhar aberto para isso. Já tinha recusado o pedido de muitas editoras de tornar as Crônicas em livros, quando ouvi de um professor que entrar no campo editorial firmaria meu nome como artista e pensei sobre isso: ‘Se a internet acabasse hoje, eu acabaria também’.”

Além disso, foi após um ano de aulas que Wesley, responsável por toda a diagramação, estrutura e capa dos seus livros, notou como podia melhorar todo o design dos livros 1 e 2, que já haviam sido publicados. Foi assim que ele resolveu refazê-los completamente. “Peguei todas as tirinhas, mudei o estilo, a fonte delas, redesenhei para adequar o sistema de cores e foi um trabalho muito árduo, mas deu muito certo. Depois disso, fiz os livros 3 e 4”.

História do autor
Mas como ele chegou até aqui? Que ele começou as tirinhas para impressionar Laiz, hoje sua esposa, a gente já sabe. Mas ele já desenhava antes? Como ganhou tanto engajamento nas redes? 

“Eu já desenhava, na verdade. Só que meu irmão mais velho desenhava melhor do que eu, e por algum motivo isso era muito importante pra mim quando criança, então não tinha muito interesse em desenvolver isso e tenho poucos desenhos dessa época”. Seu talento começou a aparecer, de início, para fazer piadinhas na escola em que estudava, o Instituto Federal. Costumava desenhar bonequinhos nas provas, para que os professores achassem graça quando fossem corrigir. Os colegas logo viam e queriam que fizesse mais. Esses bonequinhos, conta ele, dariam origem à atual versão do Wesley.

Foto: acervo pessoal
Foto: acervo pessoal

Quando conheceu Laiz, viu nos desenhos a oportunidade de impressioná-la. “Pensei ‘poxa, se pessoal tá pedindo para eu criar, posso criar, desenvolver o interesse dela, ficar famoso…quem sabe né? Foi aí que fiz as primeiras tirinhas’”. A partir daí, começou a treinar os desenhos. 

No primeiro ano das Crônicas, chegou a praticar durante mais de 900 horas. “Eu tinha um cronograma bem fiel de desenhos, então sei que de novembro de 2013 a novembro de 2014, a contabilidade de horas que usei foram 980”. Com 10 meses de página, chegou ao seu primeiro milhão de curtidas. Percebeu que tinha ganhado visibilidade quando a página “9gag” – um dos maiores sites de conteúdos humorísticos do mundo, criado em 2008 – publicou uma de suas tirinhas em inglês. A postagem chegou a ter 2 milhões de curtidas.

Com o isolamento e após o evento da Comic-Con que participou no ano passado, Wesley conta que seu ritmo de produção duplicou em relação ao ano de 2019. Isso porque, além de ele estar realizando encomendas de desenhos durante a pandemia, a Comic-Con – convenção de entretenimento, onde se reúnem anualmente fãs da cultura pop – o fez ter o primeiro contato físico com um público grande que acompanha seu trabalho.

Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

“O pessoal se engajou bastante, fez fila e isso mudou alguma coisa dentro de mim, me animou muito. Como artista, é bom ter esse retorno e, como artista da internet, mais ainda, porque por não ter o contato físico com as pessoas a sensação é de ser um artista fantasma e essa foi a primeira vez que presenciei isso”.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *