Descansando a mente: como relaxar em casa de maneira simples e eficaz

Agenda reuniu algumas técnicas e atividades para passar por mais um semestre de maneira mais tranquila

Marcelo Azevedo*

As obrigações da vida acadêmica já são normalmente complicadas. Provas, textos, artigos, seminários e tudo o que vem no pacote universitário acabam tomando bastante tempo e gerando estresse diário aos estudantes. Em 2020, a pandemia levou essa rotina de estudos e aulas totalmente para dentro de casa, e um novo semestre online já está prestes a se iniciar.

Nesse cenário, com os deveres estudantis invadindo nossas casas mais uma vez, é importante ter ferramentas e tirar algum tempo para acalmar a mente e não sucumbir ao estresse universitário do dia a dia. Por isso, a Agenda reuniu algumas técnicas e atividades que podem lhe ajudar a passar por mais um semestre de maneira mais tranquila. Confira:

Meditação
Apesar de parecer distante da realidade de muitas pessoas, a meditação é uma técnica simples de ser implementada no cotidiano e pode ajudar a limpar sua mente e diminuir o estresse. Para isso, você só precisa de um local silencioso, uma posição confortável e tentar se concentrar ao máximo.

Porém, mesmo sendo simples, pode ser difícil manter a concentração ao realizar uma sessão de meditação, principalmente para quem não tem familiaridade com a técnica. Por isso, o instrutor Gabriel Amorim aconselha pequenos passos. “Comece com meditações curtas, e vá aumentando o tempo à medida que você se sinta mais confortável”, diz. Cinco ou dez minutos do seu dia já podem ser suficientes para experimentar um momento de paz.

Além disso, as meditações guiadas podem ser de grande valor para aqueles que sentem dificuldade ao se concentrar. Existem diversas plataformas que oferecem esse tipo de conteúdo com diferentes durações e propósitos, e você pode escolher a que melhor se encaixa em sua rotina.

Mas calma! Não vá esperando resultados imediatos após uma sessão de meditação. “Benefícios como mais foco e uma mente silenciosa podem aparecer, mas a meditação precisa ser sem esforço”, diz Amorim. 

Respiração

Para resultados mais imediatos, como num momento de alto estresse, outras técnicas podem ajudar. “Às vezes só levar a atenção a respirar fundo pode acalmar”, afirma o instrutor. Isso porque, em momentos como esses, nosso corpo precisa de mais oxigênio, e nossa respiração se acelera. Por isso, inspirar pelo nariz e expirar pela boca de maneira lenta e profunda nesses momentos ajuda a desacelerar. 

Há, ainda, técnicas específicas que podem ter bons efeitos no controle da ansiedade. Respirar alternando as narinas, por exemplo, além de acalmar, trabalha a concentração. Pesquise diferentes formas e descubra a que melhor se adequa para você.

Yoga
Assim como a meditação, o Yoga é uma atividade que traz grandes benefícios e pode ajudar a aliviar o estresse e a ansiedade. Ele consiste em exercícios de postura e respiração que trabalham a flexibilidade, a concentração e, principalmente, a calma. Além disso, ele oferece modalidades mais leves, para quem não quer suar, e pode ser feito em casa, apenas com tapete e um lugar calmo.

Mas como praticar? É claro que a forma ideal de realizar essa atividade é com a ajuda de um professor, que estará acompanhando seus movimentos e posturas. Porém, já existem canais no Youtube que oferecem aulas gratuitas, inclusive para iniciantes. Com eles, você pode começar com exercícios curtos e aumentar a dificuldade conforme sua prática, assim como na meditação. 

Além disso, durante as aulas, tente gravar seus movimentos, para que você possa comparar com os do professor e ser o mais fiel possível à prática. Porém, mais uma vez, não espere ser perfeito logo no primeiro dia, nem cobre demais ao seu corpo. Erros irão acontecer, mas é preciso calma para aprender e desfrutar dos benefícios do Yoga.

Aromaterapia
Uma técnica ainda mais incomum, mas que pode mudar o ambiente em que você vive, é a aromaterapia. Ela consiste na utilização dos aromas de óleos essenciais de frutas, folhas e outros elementos para estimular partes do cérebro, e é utilizada para tratar diversos problemas, inclusive ansiedade.

Mas como funciona? Cada um dos óleos essenciais, que podem ser canela, alecrim, limão ou vários outros, desencadeia uma reação no sistema nervoso e ativa reações em nosso corpo. Assim, eles podem ser utilizados para aliviar certos sintomas ou promover um ambiente mais saudável.

Porém, antes de implementar a aromaterapia em sua casa, é importante ter a recomendação de um especialista, os chamados aromaterapeutas. Isso porque, se utilizadas de forma inadequada, os óleos essenciais podem causar efeitos adversos. Por isso, se estiver interessado na técnica, procure saber mais.

Relaxamento é cotidiano
Apesar de existirem técnicas específicas para o relaxamento, adotar alguns comportamentos em seu dia a dia também podem ajudar a manter a calma e tranquilizar a mente.

Manter um ambiente organizado, com cada uma de suas coisas no devido lugar, pode ajudar muito a evitar pequenos estresses, além de diminuir a poluição visual de sua casa. 

Além disso, colocar plantas no ambiente (link matéria luana) pode tornar o espaço mais agradável, e o cultivo pode ser uma prática de redução de estresse e de relaxamento corporal e mental.

Por fim, nunca se esqueça de cuidar da sua saúde da melhor maneira possível. Uma alimentação balanceada e noites regulares de sono, aspectos muitas vezes negligenciados, são de extrema importância para manter o bem estar e, consequentemente, uma vida mais tranquila.

 

Colocando em prática (recomendações)

Lojong – o aplicativo oferece áudios com meditações guiadas, exercícios diários e vídeos explicativos.

Pri Leite Yoga – canal no Youtube com exercícios práticos de Yoga. A professora Priscila Leite oferece aulas gratuitas tanto para aqueles que nunca praticaram quanto para os que já possuem experiência na atividade.

Headspace: meditação guiada – série de 8 episódios que destrincha a prática da meditação, com lições a cada episódio. “Como começar a meditar” e “como lidar com o estresse” são alguns dos temas tratados pela produção. Disponível na Netflix.

Arte de Viver – organização que oferece programas de educação para eliminação do estresse e desenvolvimento de paz interior.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *