Estão abertas as inscrições para o Concurso de Escrita Criativa da 5ª Festa Literária Arte e Identidade
Acabam de ser abertas as inscrições para o Concurso de Escrita Criativa – Versos de Identidade, da Festa Literária Arte e Identidade Ano V, que faz um convite para estudantes de escolas públicas de Salvador e Região Metropolitana mostrarem seus talentos a partir de poemas autorais que sigam o tema desta edição: “Arte e Literatura Negra e Indígena: Resistir é Festejar”. O evento é gratuito e promete ocupar os espaços culturais do Pelourinho, de 2 a 4 de setembro, com uma programação recheada de arte, ancestralidade e celebração ao legado dos povos africanos e originários do Brasil. O link de inscrição e o regulamento estão disponíveis no perfil oficial do Instagram @arteeidentidadeoficial.
Após estreia de sucesso na edição anterior, que envolveu cerca de 600 estudantes de 15 escolas da capital baiana na etapa final, o concurso volta pelo segundo ano consecutivo para promover um forte intercâmbio cultural e educacional entre jovens, fortalecendo o vínculo entre escola, comunidade e território. A iniciativa valoriza a escrita como instrumento de afirmação identitária e reconhecimento das narrativas negras e indígenas, estimulando os estudantes a se expressarem com criatividade, afeto e consciência histórica.
De acordo com a curadora geral, Karla Daniella Brito, o concurso é importante não só para o fomento da cultura do livro e da leitura, mas também para os estudantes se entenderem enquanto criadores de arte, não apenas receptores.
As etapas do concurso consistem em: inscrição da instituição, validação da inscrição, seleção interna de um representante de cada instituição, envio do poema selecionado e divulgação dos 10 finalistas. A fase final será dia 03/10, durante o evento, com apresentação dos indicados no palco e anúncio dos vencedores. Os estudantes classificados nos 1º, 2º e 3º lugares serão premiados com troféu, prêmio em dinheiro, além de três livros de Literatura Negra Infantojuvenil. Os poemas concorrentes devem abordar o tema “Resistir é Festejar”, com versos que celebrem a ancestralidade, a alegria e a potência da juventude negra e indígena como ato político, cultural e transformador.
SERVIÇO:
O que: Concurso de Escrita Criativa Versos de Identidade II;
Onde: Pelourinho – Salvador;
Quando: 02 a 04 de setembro;
Inscrições: 28 de julho a 12 de agosto.