Mostra Universitária Salvador de Teatro reúne produção teatral acadêmica na Ufba

Por Marília Moura*

 

must_0De 13 a 18 de março, o público baiano pode conferir gratuitamente a produção cênica de alunos da Escola de Teatro da Universidade Federal da Bahia (ETUfba) e de outras instituições de ensino superior de artes cênicas do Nordeste. Em sua 2ª edição, a Mostra Universitária Salvador de Teatro (Must) dá continuidade à proposta de iniciar o ano letivo na Escola de Teatro com uma mostra da produção artística do ano anterior. A programação do Must Ano 2 é formada por espetáculos teatrais, mesas temáticas voltadas para a formação profissional e atividades formativas. As apresentações serão realizadas no Teatro Martim Gonçalves e na Sala Cinco da Escola de Teatro da Ufba.

latumiaAté o momento foram confirmados oito espetáculos que integram a programação da 2ª edição do Must, são eles: Siré-Obá, a Festa do Rei, produção de ex-alunos da ETUfba, dirigida por Fernanda Júlia; Protocolo Lunar, produzido por alunos da pós-graduação da ETUfba e indicado na categoria Espetáculo Infanto-Juvenil para o Prêmio Braskem de Teatro 2011Meu Nome é Mentira, com texto e direção de Luiz Marfuz, o espetáculo de formatura do curso de interpretação da ETUfba recebeu cinco indicações para o Prêmio Braskem de Teatro 2011Dois Perdidos Numa Noite Suja, espetáculo da ETUfba que foi vencedor na categoria Revelação (pela direção de José Jackson) do Prêmio Braskem 2010Partiste, espetáculo de formatura da graduação em Artes Cênicas da Faculdade Social da Bahia (FSBA), vencedor do Prêmio Braskem 2010 na categoria Texto; Breve, peça produzida por ex-alunos da ETUfba; Latumia, espetáculo oriundo da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Unesb) e a peça Longe, produção da Universidade Federal de Sergipe (UFS).

É válido destacar que todas as apresentações e atividades do Must Ano 2 tem acesso gratuito. As senhas para ter acesso aos espetáculos serão distribuídas uma hora antes da apresentação, na bilheteria do local. Os interessados em participar das atividades formativas devem acessar o regulamento que está disponível no blog do evento.

1ª edição – A coordenadora-geral do Must, Susan Kalik, explica que a Mostra Universitária Salvador de Teatro surgiu em 2009, a partir de um convite feito pelo diretor da Escola de Teatro da Ufba, Daniel Marques, para realizar uma mostra com os espetáculos da Escola. “Havia ali a vontade de difundir a produção universitária baiana, oportunizando a troca de saberes e fazeres artísticos. E como ex-aluna vi a chance de viabilizar um momento de convergência das produções universitárias, onde pudéssemos trocar experiências e comungar os nossos projetos com a comunidade, acadêmica ou não”, declarou ela.

Em sua primeira edição, o Must reuniu nove espetáculos, oriundos da ETUfba e da Faculdade Social da Bahia. A programação também contou com mesas temáticas e oficinas, resultantes da parceria com a Cooperativa Baiana de Teatro.

Trocas – Difundir a produção artística universitária, fomentar a formação de plateia e favorecer o intercâmbio de experiências entre a Bahia e outros estados brasileiros são alguns dos objetivos do Must. Para Lucas Lacerda, graduado em artes cênicas pela ETUfba, a mostra universitária pretende ser mais do que uma vitrine de artistas para ser também um espaço de trocas entre pesquisas ligadas à academia e ao labor do teatro em contínuo processo de investigação. “O espaço proposto estimula a integração entre alunos, professores e formandos, da Ufba e fora dela. Considerando o fato de que o cenário artístico-universitário atual carece bastante dessa integração, visualizo a mostra como algo pertinente e necessário”, afirma. Segundo Lucas, o Must promove uma mistura de gerações, regiões e discursos que incentiva questionamentos, provocações, surpresas e a ampliação de um conhecimento por meio do recorte do que está sendo feito e pensado em outros grupos e universidades, “o Must consegue aproximar as redes teatrais do nordeste a partir do trânsito entre diversas linguagens e realidades”, declara.

curtaLucas participa do Must Ano 2 como ator, oficineiro e produtor do espetáculo Meu Nome é Mentira. Ele explica que o Must foi o primeiro convite que o espetáculo recebeu após o cumprimento da sua temporada obrigatória como peça de formatura dos alunos do bacharelado em artes cênicas da Ufba. “Essa mostra, sem dúvidas, está contribuindo para a continuidade do espetáculo no circuito artístico profissional de Salvador. A 2ª edição do Must parece propor esse espaço de visibilidade e diálogos artísticos entre a universidade e o mercado cultural”, observa. “Para mim será uma experiência muito rica apresentar o que eu estou produzindo e como estou pensando o teatro no momento (recém graduado em artes cênicas), assim como perceber diferentes olhares e produtos artísticos de outros contextos. Atividades e ações como essas são imprescindíveis para uma formação universitária e o desenvolvimento de uma carreira profissional”, destaca Lucas Lacerda.

Novos Horizontes – Este ano o Must amplia seu horizonte e abarca produções de outros estados. Em sua segunda edição, com apoio financeiro do Fundo de Cultura da Bahia, além da produção da Escola de Teatro da Ufba, o Must trará espetáculos de outras instituições e até de outros Estados do Nordeste. “Caminhamos com o Must para que ele se firme como um importante momento da vida acadêmica e cultural da Bahia, fazendo frente no que tange a uma mostra de teatro universitário brasileira, com o objetivo de calendarizar o evento, para que a Bahia faça jus ao seu histórico de formação teatral”, ressaltou a realizadora do evento, Susan Kalik.

 

Serviço

O que: Mostra Universitária Salvador de Teatro – Must Ano 2

Onde: Teatro Martim Gonçalves e Escola de Teatro da Ufba

Quando: 13 a 18 de março

Quanto: Grátis

Tel.: 71 8760-6074 / 3497-5000

Email: mustsalvador@gmail.com

Site: http://mustsalvador.blogspot.com/

Realização: Escola de Teatro da Ufba e Kalik Produções Artísticas

 

* Estudante de Produção Cultural da Faculdade de Comunicação da Ufba – Facom

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *