Prêmios de R$ 30 mil: 9ª edição do Prêmio Nacional de Fotografia Pierre Verger está com inscrições abertas

Um dos mais importantes concursos de fotografia do Brasil, o Prêmio tem o objetivo de incentivar, divulgar e valorizar a produção fotográfica brasileira

As inscrições para a 9º edição do Prêmio Nacional de Fotografia Pierre Verger, já estão abertas, e vão até o dia 30 de julho de 2023. A iniciativa, criada pela Fundação Cultural do Estado da Bahia – Funceb, tem o papel de promover visibilidade aos fotógrafos, permitindo que suas obras sejam apreciadas e reconhecidas em todo o país.  

O concurso irá premiar três trabalhos fotográficos, que dialoguem com as seguintes temáticas: Ancestralidade e Representação, Questões Históricas e Livre Temática e Técnica. Serão aceitas obras artísticas de todo o território nacional, desde que não tenham sido premiadas no Brasil ou no exterior. 

Reprodução FUNCEB
Card divulgação FUNCEB.

As inscrições são feitas exclusivamente no site da Funceb . Os ganhadores receberão um prêmio no valor de R$ 30 mil reais, cada. Podem participar brasileiros natos ou naturalizados maiores de 18 anos, bem como estrangeiros com situação de permanência e residência comprovada no Brasil. Para se inscrever, o candidato deverá submeter a proposta com no mínimo 10 fotografias, não podendo ultrapassar o limite máximo de 20 fotos, além de texto narrativo/conceitual sobre o tema escolhido. 

Categorias

Na categoria Ancestralidade e Representação serão apreciados os ensaios que abordem a etnofotografia enquanto possibilidade de registro e interpretação dos aspectos relacionais, familiares, sociais, dentre outros, no Brasil, garantindo a qualidade artística do registro imagético.

Em Questões Históricas serão apreciados ensaios fotográficos que dialoguem com o momento histórico contemporâneo, considerando a realidade pandêmica e suas consequências em torno dos processos ocasionados pelas vivências nos campos políticos e sociais.

Já em Livre Temática e Técnica serão apreciados os ensaios fotográficos documentais que registrem de forma livre no que se refere à sua temática e técnica (inclusive as experimentações dos processos alternativos) utilizadas, e que tragam aspectos despercebidos na observação do cotidiano.

Premio Pierre Verger Ano 1. Foto: "Gente e Costumes da Bahia", de Marcio Lima (BA).
Premio Pierre Verger Ano 1. Foto: “Gente e Costumes da Bahia”, de Marcio Lima (BA).

Além das propostas premiadas, a Comissão de Seleção irá selecionar outros 12 ensaios fotográficos, quatro em cada categoria (e estes serão suplentes dos três premiados), além de haver três suplentes para os 12 indicados, por ordem de classificação.Os selecionados e premiados, juntos, farão exposição fotográfica coletiva e integrarão o catálogo do Prêmio Nacional de Fotografia Pierre Verger 2023/2024, como resultado público do edital. Na última edição, mais de 10 mil pessoas passaram pela exposição coletiva do Prêmio Pierre Verger, que aconteceu no Palacete das Artes, em Salvador.

Sobre o Prêmio

O Prêmio Nacional de Fotografia Pierre Verger é um dos maiores concursos para trabalhos fotográficos do Brasil e concede um dos maiores prêmios financeiros para artistas desta linguagem no país. O certame objetiva incentivar, divulgar e valorizar a produção fotográfica brasileira, conferindo premiações a conjuntos de obras de temática e técnica livres. Um dos mais importantes concursos para trabalhos fotográficos do Brasil, o Prêmio Nacional de Fotografia Pierre Verger foi criado em 2002 e ao longo destes anos, a partir do diálogo com o setor artístico de fotografia, foram aprimorados seus objetivos e critérios. Para maiores informações consulte o edital.

Prêmio Pierre Verger. Ano 2. Foto: Costumes e Ofícios, Gentes e Lugares e Mitos, de Rodrigo Albert (MG).
Prêmio Pierre Verger. Ano 2. Foto: Costumes e Ofícios, Gentes e Lugares e Mitos, de Rodrigo Albert (MG).

Consulta Pública

Entre 27 de junho e 6 de julho está aberta Consulta Pública do Prêmio Nacional de Fotografia Pierre Verger 2023/2024 para seleção de dois indicados que formarão a Comissão de Seleção do edital. Acesse aqui a consulta pública!

Fotografia em destaque: 4ª EDIÇÃO – 2010/2011 – Pedro David, natural de Santos Dumont (MG), foi o vencedor do prêmio, com o projeto “O Jardim”.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *