Exposição apresenta obras do Artista Espanhol José Morea

Artista viveu importante período de sua vida em Salvador, onde manteve um estúdio artístico por muitos anos

 

Um dos mais relevantes artistas da cena criativa da Espanha, o artista plástico José Morea (1951 0 2020) é o tema da exposição que chega a Salvador, nesta terça-feira (21). A mostra ‘José Morea no Brasil’ será exibida na Sala Canizares da Escola de Belas Artes da Universidade Federal da Bahia, de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h, com entrada gratuita até o dia 04 de junho. 

Morea teve um  forte vínculo com a capital baiana, cidade onde viveu e manteve um estúdio artístico por muitos anos. A exposição reúne 27 obras do artista espanhol produzidas em diferentes fases da sua estadia no país, e que refletem a evolução da sua pintura, imersa na natureza e cultura brasileira, enriquecendo sua narrativa pictórica com elementos locais. 

São 12 pinturas em chassi, 9 pinturas emolduradas e 6 pinturas em papelão. Na obra de José Morea o público encontra múltiplas repercussões que remetem para as mais diversas linguagens plásticas: do pop à abstração, do expressionismo à pintura gestual e conceitual, que enriquece com a sua própria simbologia.

Daniel Gallego Arcas, diretor do Instituto Cervantes, destaca a importância da exposição como uma homenagem à cidade.  “Morea é um artista excepcional e seus trabalhos no Brasil trazem muito do período em que o artista viveu em Salvador. Para nós é um orgulho poder exibir esses trabalhos consagrados e, de certa forma, uma bela homenagem à nossa cidade e a nossa Bahia”, comenta o diretor.

A exposição é fruto de uma parceria entre o Instituto Cervantes Salvador e a Universidade Federal da Bahia.

 

José Morea

É um dos expoentes máximos da arte contemporânea espanhola e um grande renovador da linguagem pictórica. Desde que sua obra começou a se destacar nos anos 70 alcançou um amplo reconhecimento internacional e protagonizou exposições individuais entre as que se destacam as exposições na Galleria M. Riposatti, Roma (1989); Sheraton, Hong Kong (1998); MAC, Santiago do Chile (2000); Pinacoteca do Estado de São Paulo (2003); ECA Valencia (2018); e Galeria Cañizares, UFBA, Salvador (2018). O artista também tem importantes coleções ou representações no Museu Espanhol de Arte Contemporânea; Museu Nacional Rainha Sofia de Madri; IVAM de Valência; MACBA de Barcelona; Museu de Arte de Baghería, Itália; Museu Salvador Allende de Santiago do Chile; Pinacoteca do Estado de São Paulo; e MAC de Recife, no Brasil.

Sobre o Instituto Cervantes

O Instituto Cervantes é uma instituição criada pelo Governo da Espanha em 1991 para ensinar espanhol, promover e divulgar a cultura da Espanha e dos países hispanofalantes ao redor do mundo. Está presente nos cinco continentes com cerca de 90 centros, e a sede localizada em Salvador forma parte desta importante aposta da instituição para o ensino do espanhol no Brasil, país que atualmente possui o maior número de centros da rede.

SERVIÇO

O quê: Exposição José Morea no Brasil

Onde: Galeria Canizares da Escola de Belas Artes da UFBA (Av. Araújo Pinho, 212 – Canela, Salvador – BA)

Quando: 22 de maio a 04 de junho (segunda a sexta-feira, das 9h às 17h)

Mais informações: Instituto Cervantes Salvador | @‌institutocervantessalvador

Entrada gratuita

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *