Exposição “Esmolação” retrata a beleza da Marujada de Bragança (PA) no Museu de Arte Sacra da UFBA

Mostra está disponível até 24 de julho

A exposição “Esmolação” – Imagens da Marujada de Bragança pelo Brasil, do fotógrafo, cineasta e documentarista paraense Alexandre Baenaestá disponível no Museu de Arte Sacra da UFBA. A abertura oficial da exposição aconteceu no dia 12 de julho, às 17h, trazendo, por meio de 14 telas coloridas, os detalhes, rostos, trajes, fé, religiosidade, arte e cultura secular da festividade religiosa da Marujada, em homenagem a São Benedito.

Esta riqueza religiosa e cultural que é a Marujada estará em destaque nesta mostra, que permanecerá aberta ao público até o dia 24 de julho. O público terá a oportunidade de conhecer e se encantar com uma das mais belas festividades religiosas brasileiras. A entrada é gratuita.

Conheça a proposta da exposição

A exposição “Esmolação” é uma parte integrante das comemorações pelos 410 anos do município de Bragança, no nordeste do Pará. Já passou por diversas regiões do Brasil, sendo parte da festividade de Bragança, onde os devotos e promesseiros – conhecidos como marujos – cumprem a missão de percorrer campos, colônias e praias, dançando, rezando, cantando e louvando São Benedito.

A Marujada é uma manifestação de fé que une o profano e o religioso em uma harmonia única, com danças típicas, rezas e cantorias. A exposição busca capturar a essência dessa devoção, retratando as comitivas de devotos em suas jornadas pela cidade de Bragança.

“A Marujada de Bragança é uma festividade religiosa que possui uma estética única e como fotógrafo sempre estive atraído pela visualidade. A Marujada tem uma riqueza de detalhes visualmente expressivos em seus trajes e adornos.  A manifestação de fé que capturei nos rostos que oram em silêncio é algo sobrenatural. É intrigante, nos faz pensar, nos remete a uma história centenária.” relata Alexandre Baena.

Quem é Alexandre Baena?

Alexandre Baena é um publicitário e diretor de audiovisual com uma vasta experiência em produções documentais exibidas em diversos países. Seus trabalhos abrangem temas culturais, teatro, cinema, direitos humanos, meio ambiente e muito mais. Com olhar sensível e apurado, Baena apresenta a Marujada de Bragança em toda sua beleza e devoção por meio das imagens expostas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *