4ª edição da Mostra de Cinema Negro de São Félix acontece entre 20 e 23 de julho

O evento contará com sessões de cinema em praça pública, oficinas, rodas de conversa e shows

Por: Gleisi Silva

Entre os dias 20 e 23 de julho acontece a 4ª Mostra de Cinema Negro de São Félix, evento que busca promover a diversidade racial e incentivar a produção cinematográfica negra. Neste ano, com o tema “O mundo será nosso outra vez”, o evento conta com muitos gêneros cinematográficos, dentre videoclipes, curta-metragens em vários formatos: ficção, documentário, experimental, entre outros. Além disso, nesta edição, o público terá como novidade os curtas em animação que serão exibidos durante a mostra infantojuvenil. 

A mostra cria uma espaço de celebração e valorização da cultura afro-brasileira, ao mesmo tempo em que proporciona entretenimento e educação sobre a importância de valorizar o cinema negro. Assim, a expectativa dos idealizadores é que a iniciativa seja bem recebida pela comunidade local e por visitantes de outras regiões,  e alcance o reconhecimento necessário para construção de uma sociedade mais justa e igualitária. 

“Fortalecimento do cinema e do recôncavo”

A Mostra de Cinema Negro de São Félix surgiu em 2019, com o inituito de valorizar e difundir o audiovisual e cinema negro, auxiliando no combate aos estereótipos e preconceitos, uma vez que o cinema tem o poder de sensibilizar e educar as pessoas. Além disso, serve de intercâmbio cultural, pois contribui na visibilidade da cidade, permitindo que outras pessoas tenham interesse em conhecer melhor a sua história e ancestralidade. 

Imagem: divulgação/Mostra
Imagem: divulgação/Mostra

Luciana Brasil, idealizadora e coordenadora de produção da Mostra, conta que a escolha da cidade surgiu porque “São Félix é um importante pólo cultural do Brasil”, assim, ter um evento de tamanha importância na cidade, possibilita o “fortalecimento do cinema e do recôncavo”. O objetivo é proporcionar um ambiente acolhedor e inclusivo para todas as faixas etárias, com uma programação que engloba filmes, oficinas e atividades interativas. 

“A cada momento que a gente faz uma edição, percebemos o quanto tem crescido. Uma mostra no interior da Bahia, tendo acesso a pessoas do Rio de Janeiro, do Maranhão, de Pernambuco, que vê os seus filmes participando. Então, percebemos que o objetivo de difundir o cinema está sendo alcançado. A gente já teve edição com a presença de Monique Evelyn, com a diretora Everlane Moraes, e tantos outros artistas incríveis que já passaram pela Mostra e que foram homenageados”, diz ela. 

Com curadoria de Jamile Novaes, Evanize Essi e Marvin Pereira, a 4ª Mostra conta com quatro sessões: mostra competitiva, mostra de infantojuvenil, mostra de videoclipe  e mostra especial de filmes. A seleção de filmes que serão exibidos abrange diversos temas relacionados à cultura negra, abordando questões como identidade, ancestralidade, superação e protagonismo. Serão exibidos curtas-metragens e videoclipes que trazem histórias de personagens negros, suas vivências e contribuições para a sociedade. No entanto, é fundamental que as produções sejam realizadas ou dirigidas por pessoas negras, sendo também imprescindível o respeito à temática escolhida do evento. 

Na mostra competitiva, o público terá a oportunidade de votar nos curta-metragens favoritos. Já a mostra infantojuvenil será dedicada às escolas. “Desde a primeira edição já existe essa conexão com as escolas da cidade, porém como a mostra sempre aconteceu a noite, era mais difícil conquistar esse público. Este ano, por começar mais cedo, nossa expectativa é que mais escolas sejam contempladas.

E neste ano, após dois anos de pandemia, a Mostra retorna ao formato original, no qual todo o evento será de maneira presencial, e terá na grade oficial, como novidade, a mostra de videoclipes, incluída na programação de 2021. Com programação diversificada, a mostra proporcionará momentos de aprendizado, reflexão e diversão para os participantes, que poderão assistir clipes de vários gêneros musicais, como  de rap, pop, samba e outros. 

“Os festivais de cinema têm começado a aderir um pouco mais a entrada dos videoclipes nas suas sessões, seja nas competitivas gerais, quanto criar uma categoria específica para incluí-lo. Então, retomamos a ideia de 2021, já recebemos bastante coisa bacana, e este ano não foi diferente. Estamos muito felizes com todo material, com todos esses artistas grandes nomes da música”, ressalta Marvin. 

Além disso, alguns dos filmes e videoclipes que não foram selecionados para compor a grade do evento, porém pelo contexto histórico, qualidade técnica e narrativa foi criado uma sessão especial, que poderá ser vista, entre os dias 20 a 23 de julho, no site: cinemanegrosf.com

O evento terá ainda a participação de grandes nomes, como Lia de Itamaracá, Émile Paixão, entre outros. “São diversos nomes que estão em ascensão dessa nova geração, que se mistura com a Lia que já está com anos e anos de trajetória e de carreira”. 

Por sua vez, para Luciana, um dos maiores desafios está na captação de recursos para colocar em prática o projeto. “A gente conta com o apoio do departamento de cultura e da prefeitura de São Félix que dá todo o suporto, além do apoios de outros parceiros e empresas privadas, mas eu acho que o acesso a esse recurso, para que a gente torne a mostra em outra perspectiva maior o que a gente planeja, seria um dos nossos grandes desafios”, desabafa ela.   

Programação para crianças e adolescentes

Nesta edição, o evento apresenta uma programação também voltada para crianças e adolescentes, abordando os sonhos, perspectivas de futuro e enfrentamento das novas gerações. 

Segundo o idealizador, curador e produtor da Mostra, Marvin Pereira, a ideia de criar, neste ano, uma programação, que pudesse acolher os jovens e as crianças, surgiu a partir da inclusão de uma sessão especial na última edição. “Ano passado a gente fez uma sessão especial para o público infantojuvenil e acabou dando muito certo. E este ano, a gente acabou colocando como algo oficial na nossa programação. Então, em seu primeiro ano, tivemos um cuidado maior na curadoria, de modo que fosse também dedicada a este público”, relata ele. 

Imagem: divulgação/Mostra
Imagem: divulgação/Mostra

Com programação gratuita, a partir das 14h, na orla de São Félix, cidade do recôncavo baiano, o evento é uma ótima oportunidade para crianças e adolescentes conhecerem e se identificarem com obras audiovisuais que retratam a cultura afro-brasileira. A inclusão de uma programação específica para o público infantojuvenil na mostra é uma forma de promover a diversidade e a representatividade desde muito cedo. “A Mostra começará um pouco mais cedo para contemplar o público escolar. Vai ter parque, pipoca, e uma arena para essa galerinha”, explica Marvin. 

Ao exibir filmes que retratam histórias de pessoas negras, suas culturas, tradições e experiências, o evento contribui para a valorização da identidade e autoestima das crianças e jovens negros, além de proporcionar uma visão mais ampla e inclusiva para todos os espectadores. “A mostra tem um perfil de incentivar o consumo. Tem o objetivo de fortalecer o audiovisual negro. Cada ano a gente traz uma perspectiva de tema diferente. Este ano a gente trouxe a perspetiva infantojuvenil”, Luciana Brasil, co-idealizadora e coordenadora de produção da Mostra de Cinema Negro de São Felix. 

Outras atividades 

Além das sessões de cinema, a mostra contará com os bate-papos: “Personagens Reais” e “Rimas e Versos”. Oficina de fotografia para dispositivos móveis, ministrada pela fotógrafa Gabriela Palha. E shows, no dia 21, da Orquestra Jovem do Recôncavo e Nelma Marques. E no dia 22, do Samba de Rodas Unidos do Salva Vidas e do Grupo ACL. 

A Mostra de Cinema Negro de São Félix é uma realização da Marvin Criações  Artísticas© (@marvin.creator) e Odé Prodções (@ode.producoes), com apoio da CNANet, do Departamento de Cultura e da Prefeitura Municipal da cidade de São Félix. Em 2023 a Mostra também integra a agenda coletiva da 11ª edição do Julho das Pretas – Mulheres Negras em Marcha por Reparação de Bem Viver.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *