Mostra de Cinemas Negros – Mahomed Bamba discute diversidade racial e de gênero no cinema

Evento destaca como as representações são construídas através das narrativas, estéticas e subjetividades 

Por Mariana Gomes

O cinema pode propiciar ao público experiências, sensações e emoções ao alcançar questões da existência do público. Com o objetivo de fortalecer os diálogos sobre o poder do audiovisual, a  Mostra Itinerante de Cinemas Negros – Mahomed Bamba (MIMB) realiza na próxima segunda-feira (9), o “PÓS-MIMB 2019 – Cinema: estética, raça, gênero e sexualidade”.

O evento vai promover exibições e roda de conversa entre realizadoras, mostras e cineclubistas da Bahia e do mundo. A atividade acontecerá no Goethe-Institut Salvador-Bahia a partir das 19h e celebra o crescimento da iniciativa. 

A MIMB é um espaço de visibilização de produções feitas por realizadores negras/os do Brasil em intercâmbio com o continente africano e diásporas, principalmente lusófonos. Organizado por seis mulheres cineastas negras de Salvador – Daiane Rosário, Tais Amordivino, Julia Morais, Kinda Rodrigues, Naymare Azevedo e Loiá Fernandes – que são influenciadas pela obra do cineasta africano Mahomed Bamba. 

Para a PÓS-MIMB estão convidadas a ensaísta Salma El Tarzi, do Egito, residente do Programa de Residência Artística Vila Sul do Goethe-Institut e as iniciativas Cinequebradas e Mostra Lugar de Mulher É no Cinema. Tanto a Cinequebradas quanto a Lugar de Mulher É no Cinema buscam assegurar o protagonismo de mulheres no audiovisual. No caso do Cinequebradas, a mostra é construída por e para mulheres negras lésbicas e bissexuais. 

Serão exibidos os filmes “Underground/On The Surface”, de El Tarzi; “Fancha”, de Izzadora Sá;  “Mesmo com Tanta Agonia”, de Alice Andrade; e “A mulher que eu era”, por Karen Suzane. Entre documentários e ficcções, as obras selecionadas passaram pelos projetos citados com destaque. Elas trabalham questões que envolvem movimentos culturais protagonizados por mulheres em suas pluralidades em território, raça e sexualidade.

Com mediação de Daiane Rosário, o PÓS-MIMB tem objetivo de  de dialogar sobre a maneira como as representações são construídas e como as relações sociais estabelecidas pauta as narrativas, estéticas e subjetividades. A discussão pretende ainda criar um ambiente de questionamento sobre acesso e recepção do audiovisual, tendo em vista os cinemas negros.

Para esta edição, mais 3.500 pessoas foram mobilizadas. Além disso, inscreveram-se mais de 240 filmes entre longas e curtas-metragens de ficção, documentários, animações e obras experimentais, produções nacionais e internacionais, dialogando com escolas públicas e centros comunitários de bairros populares e periféricos da cidade de Salvador. A iniciativa nasceu ano passado de forma independente, sem financiamento ou fins lucrativos. Para garantir a qualidade e o sucesso, este ano a MIMB realizou uma campanha de financiamento coletivo.

Quem foi Mahomed Bamba?
Nascido na Costa do Marfim, Bamba era docente da Faculdade de Comunicação da UFBA e pesquisador na área de Cinema e Audiovisual, atuando também no Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Comunicação, onde contribuiu para elencar a discussão sobre cinema negro na instituição. O professor faleceu em 2015 após uma luta contra o câncer.

O quê : PÓS-MIMB 2019 – Cinema: estética, raça, gênero e sexualidade
Quando: 9 de setembro de 2019 (segunda-feira), às 19h
Onde: Teatro do Goethe-Institut Salvador-Bahia
(Av. Sete de Setembro, 1809, Corredor da Vitória)
Quanto: Gratuito
Classificação indicativa: 14 anos

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