Brasília é tema de documentário exibido no Cinemas em Rede

Por Natácia Guimarães

Na última terça-feira, 09, foi exibido, gratuitamente, no cinema Sala de Arte da Ufba, o documentário Plano B, de Getsemane Silva. A exibição do filme fez parte do projeto Cinemas em Rede. O filme é baseado na obra cinematográfica de Joaquim Pedro Andrade, intitulada “Brasília – Contradições de uma cidade nova”, realizada em 1967, e censurada logo depois.

O documentário segue a mesma ideia do filme: mostrar as contradições entre o plano piloto da cidade, feito pelos arquitetos, e a realidade de exclusão dos trabalhadores que ajudaram a erguer a capital do país. Na teoria, Brasília seria um lugar de convivência entre pessoas das mais variadas classes sociais e não haveria desigualdade. Em 67, Joaquim Pedro Andrade entrevistou os operários que foram deslocados para áreas distantes da cidade. Em Plano B, Getsemane entrevista os filhos e netos desses homens que tiveram o direito de moradia, no lugar que construíram, roubado. Hoje, aquelas áreas afastadas são grandes favelas e retratam a desigualdade existente na cidade. Brasília possui uma das maiores rendas do país e, ao mesmo tempo, possui a maior desigualdade de renda entre as capitais brasileiras. Além de ser uma das capitais onde mais se registram homicídios para cada cem mil habitantes no país.

O filme é narrado de forma irônica por Ferreira Gullar, que fala de Brasília como se a estivesse vendendo e cita a dura realidade: “Para a maioria dos seus habitantes, Brasília é uma cidade como a outras, porém dois terços dos que trabalham em Brasília, incluindo os operários que a construíram, moram fora dos limites urbanos”. Devido ao caráter político, o filme de Andrade foi proibido pela censura e seus idealizadores só o viram muitos anos depois.

A arquitetura majestosa, os planos retos e o exímio planejamento urbano são passados através de uma fotografia limpa e um áudio rústico, condizentes com as técnicas existentes na época. Esses elementos configuram a política da câmera na mão e uma ideia na cabeça preconizada por Glauber Rocha. O filme relata a ganância e a frieza do homem resignificados em forma de cidade. Vale a pena ver.

Cinemas em Rede:

O Projeto Cinemas em Rede, realizado a partir da Parceria dos Ministérios da Cultura e da Ciência, Tecnologia e Inovação, executado pela Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP),   tem objetivo de conectar cinemas universitários pelo país, interligados por uma internet em fibra óptica de alta velocidade, para compartilhar e facilitar o acesso a conteúdos audiovisuais digitais.

Imagens: Divulgação

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *