Cinemas em Rede exibe sessão gratuita de “O Som ao Redor”

Filme de Kleber Mendonça Filho foi escolhido para representar o Brasil na corrida ao Oscar de melhor filme estrangeiro de 2013

 *Da Redação – informações da assessoria de comunicação da PROEXT |

*Fotos CinemaScópio e Victor Jucá

A primeira exibição do projeto Cinemas em Rede de 2014 vai trazer gratuitamente para a SaladeArte – Cinema da UFBA “O Som ao Redor”, filme brasileiro que concorre ao Oscar de melhor filme estrangeiro de 2013. A atividade acontece na próxima terça-feira, 11 de fevereiro, às 19h30.

Exibido e aclamado em diversos países onde teve exibição, O Som ao Redor venceu diversos prêmios, dentre eles o Itamaraty de Melhor Filme na Mostra Internacional de Cinema de São Paulo (2012), Melhor Diretor, Prêmio da Crítica e do Juri Popular; melhor som no Festival da Gramado (2012); entre outros. No exterior foi escolhido como melhor filme no Tiger Award Competition, do Festival Internacional de Cinema de Roterdã, na Holanda (2012).

Nem todo o elenco do filme é formado por atores profissionais. Entre esses, porém, está o aclamado Irandhir Santos, além de WJ Solha. DJ Dolores comanda a trilha sonora. A produção do filme foi realizada por meio do CinemaScópio, com incentivo do Ministério da Cultura. Também recebeu patrocínio da Petrobras e é distribuído pela Vitrine Filmes.

Foto: Victor Jucá
Foto: Victor Jucá

|  Serviço | 

O Som ao Redor, Brasil/ 131’/ Cor/ 2012

Elenco: Irandhir Santos, Gustavo Jahn, Maeve Jinkings, W.J. Solha , Irma Brown, Lula Terra, Yuri Holanda, Clébia Souza.

SINOPSE

A vida numa rua de classe-média na zona sul do Recife toma um rumo inesperado após a chegada de uma milícia que oferece a paz de espírito da segurança particular. A presença desses homens traz tranqulidade para alguns e tensão para outros, numa comunidade que parece temer muita coisa. Enquanto isso, Bia, casada e mãe de duas crianças, precisa achar uma maneira de lidar com os latidos constantes do cão de seu vizinho. Uma crônica brasileira, uma reflexão sobre história, violência e barulho.

Ficha Técnica

Direção e Roteiro: Kleber Mendonça Filho.

Produtora: Emilie Lesclaux

Direção de Fotografia e Câmera: Pedro Sotero & Fabricio Tadeu

Direção de Arte: Juliano Dornelles

Montagem: Kleber Mendonça Filho & João Maria

Desenho de Som: Kleber Mendonça Filho & Pablo Lama

Som Direto: Nicolas Hallet & Simone Dourado

Trilha Sonora: DJ Dolores

Foto: Victor Jucá
Foto: Victor Jucá

Sobre o Projeto Cinemas em Rede

Pela primeira vez no Brasil, salas de cinema não comerciais exibem filmes e curtas por meio da internet de alta capacidade.  Quatro cidades participam do projeto Cinemas em Rede, coordenado pela Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP): São Paulo – Cinemateca Brasileira, CINUSP e Escola de Comunicações e Artes (ECA); Salvador – Sala de Arte Cinema da Universidade Federal da Bahia (UFBA); Porto Alegre – Sala Redenção – Cinema Universitário (UFRGS); e em Recife, na Fundação Joaquim Nabuco. Uma das possibilidades do projeto é compartilhar conteúdos, mostras e ciclos em tempo real, entre estes pontos de cinema.

O Projeto Cinemas é uma parceria entre os Ministérios da Cultura (MinC) e de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), com a Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP). Na UFBA, é apoiado pela Pró-Reitoria de Extensão Universitária (PROEXT).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *