Evento discute impactos das mudanças climáticas nos produtores de cacau do sul da Bahia
O encontro é resultado de pesquisa científica realizada pelo Instituto de Química da UFBA
Acontece nesta terça-feira (16), no Planetário da UFBA, o evento “Clima em Mudança: Impactos no Cacau Baiano”. O encontro é aberto ao público, e contará com duas sessões, às 10h30 e às 19h. Os interessados devem se inscrever gratuitamente através da plataforma Sympla.
A programação contará com a exibição do vídeo “Influência das mudanças climáticas no trabalho dos produtores de cacau do Sul da Bahia”, fruto de uma pesquisa científica realizada pela CacauLabs, em parceria com o Instituto de Química da UFBA, financiada pelo Fundo Semear. Um projeto do Pulitzer Center que apoia iniciativas educacionais, de pesquisa ou científicas, que abordam os problemas críticos enfrentados pelos ecossistemas e comunidades. A proposta é divulgar ao público a expedição realizada nas cidades da zona cacaueira do Sul da Bahia realizada em dezembro de 2023.
O evento também inclui o lançamento da cartilha virtual “Influência das mudanças climáticas na cultura do cacau e no trabalho dos agricultores” e uma roda de conversa com os integrantes da pesquisa, compartilhando demais vivências jornalísticas e científicas da expedição.
O projeto e a expedição foram coordenados pelo professor Dr. Fábio Neves dos Santos, do Instituto de Química da UFBA, especialista na cadeia do cacau, e conta com a participação da jornalista Luiza Gonçalves e da bióloga e jornalista científica Monique Rached. A iniciativa visa entender como as mudanças climáticas impactam o cotidiano dos produtores de cacau, como os produtores estão se adaptando à nova realidade, e quais suas principais demandas e desafios.
O grupo passou cinco dias em expedição na região de Ilhéus, visitando fazenda de cacau de Ilhéus, Itabuna, Uruçuca, Serra Grande, Itacaré, Taboquinhas e Maraú, e ouvindo especialistas e cacauicultores responsáveis que vivem na região há décadas. A partir do material documentado e das pesquisas realizadas, foram elaboradas uma reportagem, um podcast com dois episódios, um vídeo e uma cartilha, que apresentam um breve histórico do cacau na região e as transformações que marcaram seu cultivo ao longo dos anos.
“Percebemos que as mudanças climáticas na região cacaueira do Sul da Bahia ocorrida nas últimas décadas, e intensificadas pela chegada da vassoura-de-bruxa, impuseram aos produtores uma sobrecarga de trabalho adicional ao da colheita de cacau. Manter viveiros de mudas e plantar cacau, por exemplo, são atividades corriqueiras. Os trabalhadores também estão mais expostos às condições climáticas de calor intenso, chuvas e insetos. Os
custos de produção também aumentaram significativamente sendo o fator que mais influencia na redução de renda do produtor rural”, declara Fábio Neves.
CacauLabs
Projeto de base científica que desenvolve pesquisa para o aproveitamento e uso sustentável do cacau a partir da transformação dos seus resíduos agrícolas em derivados de alto valor agregado.
Fundo Semear
O Fundo Semear é uma iniciativa do Pulitzer Center que apoia projetos de educação, pesquisa e ciência financiando atividades que enriqueçam as perspectivas e os conhecimentos da comunidade universitária, especificamente estudantes e educadores sobre os problemas, soluções e inovações relacionadas com o impacto das atividades humanas nas florestas tropicais e na crise climática.
Fabio Neves dos Santos
É especialista na cadeia do cacau com mais de 12 anos de experiência profissional. Ele realizou seu doutorado no estudo das doenças do cacau e desenvolve pesquisas científica para o aproveitamento e uso sustentável dos subprodutos e resíduos do cacau. Foi
finalista do prêmio Biota Fapesp de empreendedorismo em 2016 com o projeto de aproveitamento e uso sustentável do mel de cacau. É professor do Instituto de Química da UFBA, onde desenvolve pesquisas científicas sobre o cacau.