Faculdade sem Estresse

Aulas de meditação gratuitas na Ufba

Artur Mello e Beatriz Bulhões

Entre a correria nos horários entre as aulas, a imensa fila do restaurante universitário e as rodas de conversa dos alunos, surge um espaço zen na Universidade Federal da Bahia (Ufba). Dividindo o espaço da área verde com tapetes, cangas e toalhas coloridas na Praça das Artes, no campus de Ondina, Marcel Queiroz indica a forma correta de se sentar, respirar e, por fim, meditar.

Os participantes vão chegando aos poucos. A meditação é às 17h, mas há quem chegue mais cedo e fique sentado ouvindo a música indiana trazida por Marcel e fazendo amizades. Há ainda os que chegam atrasados e, em silêncio, vão procurando um espaço para sentar e ouvir as indicações do facilitador. Não há um numero limite de pessoas, nem nenhum tipo de inscrição, muito menos restrição de curso ou idade: é só chegar e sentar.

Antes da meditação, uma pequena sessão de Ioga. Misturando alongamentos convencionais e posições da arte indiana, o corpo vai relaxando, tornando mais fácil a meditação. Os presentes, novos nessa prática, vão tentando imitar os movimentos com dificuldade, mas superando suas limitações.

Marcel contou que sua inspiração vem através de uma experiência que passou quando fez intercâmbio na Índia. “Eu morei um tempo na Índia, onde é comum o hábito de praticar a meditação na universidade. Este hábito foi implantado pela preocupação com o alto índice de suicídio que existia no país”, explica.

Estudante do mestrado em ecologia no Instituto de Biologia (Ibio) e voluntário da Arte de Viver, organização que promove eventos de meditações, alguns deles gratuitos, Marcel contou que o Medita Ufba já ocorreu durante um período de seis meses. Antes, foi ministrado por outro voluntário, que não pode dar sequência ao projeto. Assim, Marcel começou a realizar meditação com um grupo de amigos da classe e decidiu ampliar a atividade para toda a universidade.

O quê: Medita Ufba

Onde: Praça das Artes, no Campus de Ondina, Ufba

Quando: Todas as quintas-feiras, às 17h

Quanto: Gratuito

DSC_0796
Imagens: Luisa Caria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *