Muniz Sodré ministra palestra de abertura do XIII Enecult

O evento que acontece entre os dias 12 e 15 de setembro e a programação conta com minicursos, simpósios   e relatos de experiências

Por Greice Mara

Referência na pesquisa em Comunicação e Cultura no Brasil, o professor emérito da UFRJ, Muniz Sodré, além de apresentar a palestra de abertura do XIII Encontro de Estudos Multidisciplinares em Cultura – Enecult, lançará o livro Pensar Nagô. A abertura acontece  na Reitoria da UFBA no dia 12 de novembro a partir das 18h30. O Enecult se estende até o dia 15 de setembro.

A programação de abertura conta também com uma mesa-redonda composta por Wlamyra Albuquerque, historiadora e coordenadora do Programa de Pós-Graduação em História da UFBA; José Carlos Capinan, poeta, compositor e diretor do Museu Nacional da Cultura Afro-Brasileira; e Marlene de Fáveri, historiadora, pesquisadora feminista e professora da Universidade do Estado de Santa Catarina.

Ao longo dos outros dias de programação do Encontro, acontece  apresentações de artigos em 14 eixos temáticos, centrados em temas como “Culturas e Modas” e “Diversidade Cultural”; minicursos; simpósios; relatos de experiência; encontros de redes e uma mesa-redonda em parceria com o Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação.

Com o objetivo abarcar não apenas pesquisadores e estudiosos, as atividades propostas pelo Enecult abrangem temas atuais e relevantes também para profissionais e demais interessados no campo cultural, como a avaliação de políticas públicas, gestão de grupos culturais, patrimonialização da cultura, produção de dados em economia da cultura, políticas audiovisuais para o Nordeste, a relação entre práticas artísticas e o debate de gênero e sexualidade e o uso de tecnologias de informação e comunicação nas práticas culturais.

O Encontro promove também a Feira de Artes da Associação de Artesãos da Bahia, com artesanato, culinária, oficinas e venda de flores e plantas; lançamento coletivo de livros; a exposição Imagem de moda: vitrina e cotidiano; e apresentação do grupo soteropolitano Maracatu Ventos de Ouro. A programação completa e demais informações está disponível no site do Enecult. Todas as atividades são abertas ao público de acordo com a disponibilidade de vagas, mas a entrega de certificados é restrita aos inscritos.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *