UFBA recebe o INCT IN-TREE: Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Estudos Interdisciplinares e Transdisciplinares em Ecologia e Evolução

 

Os encontros aconteceram entre os dias 2 e 4 de abril 

 

 

Nesta terça-feira (02), a Universidade Federal da Bahia (UFBA) abriu as portas para mais uma reunião do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Estudos Interdisciplinares e Transdisciplinares em Ecologia e Evolução (INCT IN-TREE). O encontro, aconteceu  até o dia 04 de abril,  no Instituto de Biologia da UFBA, e reúne pesquisadores, acadêmicos e estudantes da área. 

A abertura, que aconteceu durante a manhã, contou com a presença dos pesquisadores, Charbel El-hani e Gerd Sparovek, e das pesquisadoras Mercedes Bustamante, da Universidade de Brasília  e Laura Meager da University of St Andrews, dos Estados Unidos. Os convidados participaram da Mesa-Redonda: Incentivos e estratégias para a inter e transdisciplinaridade. O encontro discutiu formas de incentivo e de desenvolvimento de ações de coprodução inter e transdisciplinares. 

Na quarta-feira houve discussão dinâmica das reuniões entre Projetos Integradores (PI) e Projetos Temáticos (PT), com a presença do pesquisador Charbel El-Hani. Na sequência, teve reunião de trabalho dos Projetos Integradores e Temáticos. Foram quatro grupos, formados a partir das indicações das prioridades de interação em resposta ao formulário enviado no final de 2023. Cada grupo estabeleceu uma dinâmica que permitiu analisar as sugestões de interações apresentadas pelos pôsteres dos PI e PT. 

Para encerrar o encontro, aconteceu uma reunião geral para informes e deliberações, no qual os representantes de cada grupo apresentou a síntese produzida no dia anterior. Em seguida houve uma discussão para sugerir eventuais alterações. Durante à tarde, terá uma exposição com os resultados dos Projetos Integradores (PI) e Projetos Temáticos (PT). 

 

IN-TREE

Com um foco inovador na intersecção entre ciência, tecnologia e sociedade, o Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Estudos Interdisciplinares em Ecologia e Evolução (INCT IN-TREE) é uma rede de pesquisas com 47 laboratórios distribuídos em 31 universidades brasileiras. O projeto reúne 282 pesquisadores, sendo 240 brasileiros e 42 integrantes de 32 instituições internacionais. 

O instituto coordena 14 Projetos Temáticos (PT’s) e 5 Projetos Integradores (PI’s), e tem como objetivo a relação entre ciência, tecnologia e sociedade, bem como o desenvolvimento de projetos de pesquisa em ecologia e evolução. 

A partir de uma abordagem interdisciplinar e transdisciplinar, os projetos temáticos integram, à biologia, as áreas da física, computação, geologia, filosofia das ciências, histórias das ciências, educação científica, economia, comunicação, ciências agrárias, sociologia ambiental e rural. Já os estudos na perspectiva transdisciplinar, além de articularem diferentes conhecimentos acadêmicos, promovem também a incorporação de outros agentes sociais, como membros de comunidades tradicionais, pesqueiras, indígenas, rurais e outras. Dessa forma, os projetos entram em interação e comunicação com a sociedade, o que envolve o trabalho colaborativo com instituições não acadêmicas e também escolas da educação básica. Portanto, o INCT IN-TREE é mais que um centro de pesquisa. É um movimento em prol da vida, da sustentabilidade e da colaboração interdisciplinar. 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *