Bahia pode ganhar Universidade Internacional África-Brasil: conheça o projeto da UFAB

Proposta recebe votos até a próxima sexta (14)

A Bahia, conhecida pela forte presença negra, pode ganhar em breve uma universidade federal brasileira e internacional: a Universidade Federal África-Brasil. Para isso, o projeto deve estar entre as cinco propostas do Plano Plurianual, ou PPA. Dessa forma, recebe votos até a próxima sexta (14).

Caso seja aprovado, o projeto visa promover a cooperação internacional Sul-Sul por meio da educação, fortalecendo a parceria entre duas universidades: a UNILAB (Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira) e a UNILA (Universidade Federal da Integração Latino-Americana) e ampliando suas ações para outros países africanos e afro-diaspóricos.

Conheça a proposta da UFAB

A UFAB surge a partir do reconhecimento da experiência acumulada de cooperação internacional. Seu objetivo é ampliar essa cooperação, indo além dos PALOP (Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa), e se tornar mais uma estratégia de cooperação solidária com o Sul global, contemplando a África e sua diáspora na Ásia e nas Américas.

A Universidade Federal África-Brasil terá sede em São Francisco do Conde, no Recôncavo Baiano, e será um elemento estratégico para a construção de um Brasil solidário e democrático, cumprindo com as políticas de reparação e promoção da igualdade racial.

Confira como votar no projeto

Para apoiar a criação da UFAB, siga os passos abaixo:

  1. Acesse o link da votação;
  2. Clique em “VOTAR”;
  3. Faça o login utilizando o seu CPF e senha. Caso seja a primeira vez que acesse o site gov.br ou tenha esquecido a senha, siga as instruções para realizar o cadastro;
  4. Após o login, clique novamente em “VOTAR”.Pronto”

Entenda o PPA Nacional

O Plano Plurianual (PPA) é o principal instrumento de planejamento orçamentário de médio prazo do Governo Federal. Ele estabelece as diretrizes, objetivos e metas da administração pública federal, abrangendo as despesas de capital, investimentos e programas de duração continuada.

O PPA é definido por lei e tem uma vigência de quatro anos, iniciando-se no segundo ano de mandato de um presidente e estendendo-se até o final do primeiro ano do mandato de seu sucessor. Dessa forma, ele recebe projetos até agosto deste ano e passa a ter vigência em 2024.

Imagem em destaque: Reprodução/Unilab

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *