Inscrições abertas para a Especialização em Comunicação Estratégica da Facom/UFBA

Curso é pioneiro na Bahia e completa 10 anos formando profissionais para as novas demandas de comunicação

Estão abertas, até o dia 09/7, as inscrições do curso de especialização em Comunicação Estratégica, da Faculdade de Comunicação da UFBA. A especialização tem como objetivo desenvolver a prática profissional e a reflexão, proporcionando um novo espaço de aperfeiçoamento para os profissionais graduados em Comunicação, Jornalismo, Relações Públicas, Publicidade e Propaganda, Administração, Marketing, Produção Cultural e áreas afins. Desta vez, as aulas acontecerão em formato totalmente online. Para maiores informações consulte o edital completo no site

A comunicação estratégica é uma ampla área da comunicação, que envolve identificação e segmentação de público, criação de conteúdo para todos os canais e meios, criação de campanhas publicitárias, divulgação de informações, e busca aprimorar e fortalecer as relações com colaboradores, fornecedores, clientes e comunidade.

Entre os principais desafios para o profissional da área estão a adaptação às novas tecnologias, a capacidade de mensurar e demonstrar o retorno financeiro da área e ter bons conhecimentos sobre social listening. Entre os módulos da especialização estão Branding (Tópicos Avançados em Marketing); Pesquisas de Opinião, Públicos e Mercado; Comunicação Estratégica e Política; Mensuração de Resultados e Gestão do Risco da Imagem Institucional (ROI); Marca e Reputação da Imagem Institucional; e Jornalismo digital.

Durante a formação, os profissionais têm aulas com professores doutores e mestres em seus respectivos temas. Entre os nomes que compõem o corpo docente da especialização estão, Adriano Sampaio, Wilson Gomes, Cicília Peruzzo, Mitsuru Yanaze, Marlene Marchiori, Giovandro Ferreira, Sônia Haas e Margarida Kunsch.

O professor e coordenador do curso, Adriano Sampaio, que atua na área de gestão e planejamento de ações culturais e de comunicação organizacional há 21 anos, reforça a necessidade de conhecer os processos e complexidades da comunicação organizacional, um dos eixos contemplados na iniciativa pioneira da área em universidades públicas baianas. “Pensar a complexidade das interações entre as organizações e a sociedade é buscar entender os debates travados na esfera pública entre agentes e organizações públicas, privadas e do terceiro setor”.

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