Livro do mês da Edufba traz ensaios sobre arte e cultura

Divulgação
Divulgação

por Itamar Ferreira

 

A ideia de organizar ensaios e editar um livro sobre cultura e arte surgiu com a implantação de uma nova linha de pesquisa no Programa Multidisciplinar de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade da UFBA (PMPGCS-UFBA). Durante o mês de junho, o livro Arte e Cultura: Memória e Transgressão pode ser adquirido com 20% de desconto em seu preço de capa nas Livrarias Edufba.

Cultura e Arte, a nova vertente, busca as reflexões desses dois âmbitos como manifestações de linguagem e o diálogo da cultura com as diferentes artes em interação. Essa interatividade, uma das questões centrais das atuais pesquisas sobre os textos artísticos na sua inserção no grande texto da cultura, levou a pensar na relevância e oportunidade de reunir ensaios num livro elaborado para atender as questões propostas por esse diálogo, conforme explica Edilene Matos.

O livro contém 16 trabalhos de pesquisadores preocupados em refletir sobre os vários aspectos semióticos suscitados pelo diálogo interartes e pela relação estreita e fecunda que sempre se estabeleceu entre a arte e o amplo universo da cultura. Para a seleção dos autores e seus textos, o critério de escolha ocorreu através da relevância de seus estudos à área. Entre os representantes estão a pesquisadora da PUC-SP Lúcia Santaella, uma das principais semioticistas do Brasil, E. M. de Melo e Castro, responsável pelo experimentalismo poético em Portugal, Renato da Silveira, antropólogo e artista plástico com vasta produção intelectual e artística, e Irene Machado, estudiosa de Semiótica da Cultura.

A coletânea editada pela Edufba é importante para os estudos e produções acadêmicas nas áreas de arte e cultura, pois fortelece e enriquece a recém-criada linha de pesquisa do Pós-Cultura da UFBA. “Trata-se de uma publicação com relevantes contribuições para todos aqueles que se voltam para as questões do diálogo arte e cultura e, portanto, traz propostas no sentido de abrir perspectivas novas para futuros projetos de pesquisa”, diz Matos.

 

A organizadora

Edilene Matos possui doutorado em Comunicação e Semiótica/Literaturas pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) e Pós-Doutorado em Literatura pela Universidade de São Paulo (USP). Atualmente, é Professora Adjunta da Universidade Federal da Bahia. Com experiência na produção científica, tecnológica e artístico-cultural, publicou diversos artigos em periódicos especializados, além de mais de uma dezena de capítulos de livros e 11 livros, em várias edições.

 

Serviço

O quê: Livro do Mês de junho da EDUFBA – Arte e Cultura: Memória e Transgressão

Quando: Ação promocional durante todo o mês de junho de 2012

Onde: Livrarias EDUFBA no Campus Canela e no Campus Ondina

Quanto: Preço promocional do livro: R$ 30,00

Mais informações Comerciais: (71) 3283-6164

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *