Livro “Marca lugar, comunicação e cultura” será lançado nessa terça

Livro aborda a maneira como o Brasil é visto no exterior e será lançado no 23° Festival de Livros e Autores da UFBA

Por Madson Souza

O livro “Marca lugar, comunicação e cultura” faz uma análise sobre a maneira com que o país se apresenta para o exterior. O lançamento da obra acontecerá no 23º Festival de Livros e Autores da UFBA, realizado pela EDUFBA, no Palacete das Artes, nessa terça-feira (11), das 17h e às 20h.

A obra aloca textos de diversos autores sobre comunicação, cultura e sociedade. Todo o trabalho foi organizado por Adriano Sampaio, doutor em comunicação e cultura contemporâneas; Claudiane Carvalho, doutora em comunicação e culturas contemporâneas; Inês Martins, doutora em psicologia; e Lidiane Pinheiro, doutora em comunicação e culturas contemporâneas. 

O trabalho é pautado principalmente pela campanha “O mundo se encontra aqui. Venha celebrar a vida”’, promovida pelo Governo Federal, entre os anos de 2014 e 2016. “Essa campanha foi muito emblemática, porque houve um esforço muito grande do governo brasileiro em transformar a imagem do Brasil no exterior, que antes era muito restrita a estereótipos negativos, em relação à exploração sexual, colocando a mulher num lugar de sujeição”, explica Adriano Sampaio.

Ele ainda comenta sobre os novos posicionamentos tomados pela campanha, que buscam mudar a visão do país, dando destaque a nossa diversidade cultural, gastronomia e outros vetores.  

A segunda parte da obra reúne textos de autores brasileiros e internacionais sobre as interfaces entre os campos da comunicação e da cultura.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *