Salvador Shopping e Bienal do Livro Bahia promovem Festival de Literatura com atividades gratuitas

 A parceria entre ambos tem o tema “As Histórias que a Bahia conta”.

 

Aos amantes da literatura, acontece no dia 21 de abril, das 14h às 20h, na Estação Café (Praça Central – Piso L1 do Salvador Shopping) a primeira edição do Festival de Literatura do Salvador. O encontro será gratuito e aberto ao público com rodas de conversa, oficina de desenho, contação de histórias, poesia e sarau, esse evento é realizado para dar início a programação da Bienal do Livro que acontece a partir do dia 26 de abril.

O objetivo do Festival, que tem idealização e curadoria da jornalista Carmen Peixoto, é incentivar o hábito da leitura, com foco na literatura negra. A programação do Festival conta inclusive, com algumas das atrações que estarão presentes na própria Bienal, como Deko Lipe, Lorena Ribeiro, Anderson Shon e Ricardo Ishmael, além da participação de jovens do Instituto João Carlos Paes Mendonça de Compromisso Social.

Também por conta dessa parceria, o Salvador Shopping disponibilizou um ponto de vendas de ingressos da Bienal, no piso G1, que custa entre 15 e 30 reais.

 

Confira a programação

A partir das 15h, será realizada uma roda de conversa com o escritor, ator e criador de conteúdo, Deko Lipe (@primeiraorelha) e o autor, poeta e educador, Anderson Shon (@andersonshon), com a mediação de Gabrielle Carvalho, jovem do Instituto João Carlos Paes Mendonça de Compromisso Social. 

Os jovens Kalypsa Brito (@kalypsabrito) e Bruno Costa (@br_desenho) vão realizar, respectivamente, contação de histórias do livro ‘Kaiode e a árvore das memórias’ (15h) e terá uma oficina de desenho (16h). 

O público vai apreciar, ainda, uma roda de conversa com o apresentador de TV e escritor Ricardo Ishmael (@ricardoishmael), o ator e o afrochefe Jorge Washinton (@afrochefejorgewashington) e a atriz e diretora teatral Cássia Valle (@cassiavallereal).

O mestre em História da África, da Diáspora e dos Povos Indígenas, pedagogo e idealizador do termo literário Afrofantástica, Marcos Cajé, premiado pela ‘El Nevado Solidário de Oro’, uma premiação Argentina, criada por Rulo Ortubia (2021), vai contar um pouco da sua trajetória profissional, inclusive, citando as suas obras infantojuvenis. A programação acontece por volta das 17h, ele estará acompanhado do roteirista, escritor, autor e diretor artístico Elisio Lopes Jr (@elisiolopesjr), e de Lorena Ribeiro (@passosentrelinhas), historiadora, professora e colunista.

No mesmo horário, será realizada uma oficina imersiva de produção de bonecas Abayomi com a profissional Caroline Lima (@odeteabayomi). 

Mais tarde, às 18h, será realizado um recital de poesia com a jovem Carla Silva. S visitantes conferem a apresentação cultural “Diálogos sobre Oratura: a tradição oral é honrada de geração em geração”, com Vó Cici e Mário Omar (@mariosankofa), que vão abordar a importância dos contos e explicar a narração contemporânea atualmente. 

A programação encerra com chave de ouro às 19h, com a apresentação do Sarau de Dandê Azevedo (@dande.azevedo), musicista, poeta e cantor lírico que possui na sua trajetória a ancestralidade, a resistência e a força através da música. 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *