Cineclube Osba disponibiliza online a animação baiana “ritos de passagem”

Live-debate vai acontecer no Zoom com limite de 100 telespectadores

O Cineclube OSBA disponibilizou a animação baiana “Ritos de Passagem”, de Chico Liberato, como uma das comemorações pelos 38 anos da Orquestra Sinfônica da Bahia neste mês de setembro. A trilha sonora do filme, que foi composta por João Omar e João Liberato, foi gravada pela Orquestra Sinfônica da Bahia. 

Para debater sobre a animação, acontecerá uma live no dia 16 deste mês, às 19h,  na plataforma Zoom, com limite de 100 pessoas. O encontro também terá um bate-papo sobre música e cinema. 

Na animação, dirigida por Chico Liberato, os personagens, Santo e Guerreiro, conformam o imaginário do sertão nordestino e analisam suas vidas por ritos de passagem: nascimento, batismo e transição da juventude para a vida adulta. A longa metragem, que circulou por festivais importantes, como o Festival do Rio, Festival de Havana e Anima Mundi, está disponível online especialmente para essa ocasião.

É a primeira participação de trilha sonora em uma obra audiovisual da Orquestra Sinfônica da Bahia. A Osba foi criada em 1982, é um corpo artístico do Teatro Castro Alves e teve seu processo de publicização consolidado em abril de 2017. Já o Cineclube  Osba, projeto de extensão da Orquestra em parceria com o LAF da Facom, existe desde abril de 2019. A iniciativa tem o objetivo de aproximar a música sinfônica e o cinema, com debates sempre formados por um músico da Osba e um pesquisador do LAF. 

O bate-papo virtual no dia da exibição do filme contará com a participação de Alba Liberato, roteirista do filme, Carlos Prazeres, regente titular e diretor artístico da OSBA, e Diego Haase, pesquisador do Laboratório de Análise Fílmica (LAF) da Faculdade de Comunicação (Facom) da Ufba. 

O Cineclube OSBA é um projeto de extensão da Sinfônica da Bahia em parceria com o Laboratório de Análise Fílmica (LAF) da Faculdade de Comunicação da UFBA e existe desde abril de 2019. Tem como objetivo estreitar as relações entre a música sinfônica e a sétima arte, sendo os debates sempre formados por um músico da OSBA e um pesquisador de cinema do LAF ou indicado pelo laboratório.

Assista o filme no link:  http://bit.ly/ritosdepassagem.

Link da Live debate: http://bit.ly/cineclubeosbasetembro 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *