24 horas de dança, 24 horas de diversidade

O 24 horas de Dança estabelece o diálogo da Universidade com a comunidade em uma programação de encher os olhos  

Por Greice Mara

 

O “24 horas de Dança na Terra” foi um evento criado pelo Fórum de Dança da Bahia há mais de 10 anos.O objetivo era reunir o segmento da dança para afirmar sua potência, marcar a força da sua mobilização social, propor a criação de uma rede de articulação para reivindicar políticas públicas para a área e celebrar o Dia da Dança com a cidade de Salvador. Até o ano passado, houve duas edições do evento que não contava com uma programação de 24h ininterruptas, já que durante as atividades pararam durante a madrugada.

Em 2016, durante a congregação dos 60 anos da Escola de Dança, o Diretório Acadêmico da Escola – formado por estudantes da graduação e da pós graduação – decidiu retomar as 24 horas de Dança. O evento aconteceu em setembro, como parte das comemorações do aniversário da Escola. “A gente resolveu retomar o evento com a ideia de fortalecer o propósito inicial e de criar um diálogo melhor entre a sociedade e a universidade”, conta Guego Anunciação, um dos organizadores do evento..

O mestrando afirma que as vezes as produções artísticas ficam muito deslocadas umas das outras e que a pessoas nem sempre conhecem o que está sendo produzido na universidade. Por isso, a ideia é produzir uma programação diversa, com mostras, espetáculos, rodas de conversa e oficinas de dança. Para ele, a maior realização que os organizadores do 24 horas de Dança tiveram foi a execução do evento em si, já que ele foi totalmente planejado pelo corpo estudantil, com envolvimento das instâncias.

No final das contas, tiveram um saldo bastante positivo: conseguiram montar uma programação bastante diversa, seguiram à risca as 24h ininterruptas de atividades e para melhorar, contaram com um bom público em todas as atividades propostas, o que, segundo Guego, foi um fator motivador para a realização de mais uma edição do evento esse ano. “A gente acredita na potência disso para a cidade de Salvador. O cenário político atual faz a gente acreditar que é um momento para discutir essas questões da dança como área de conhecimento.”

Com o objetivo de conseguir uma colaboração para a edição deste ano, os organizadores participaram de um edital de auxílio para eventos estudantis promovido pela Pró-Reitoria de Extensão (PROEXT). A organização do evento foi o único grupo selecionado para receber um auxílio correspondente ao valor de R$2000,00 o que, apesar de ser considerado um valor baixo, se levado  em consideração a dimensão do evento, é de grande ajuda, já que na edição anterior a produção não teve tal ajuda – conseguiram arrecadar verba através de vaquinhas e brindes.

Guego diz também que tudo é feito de maneira voluntária, da produção do evento aos artistas, que são de diversas esferas da Dança de Salvador. Para o futuro, a ideia é expandir cada vez mais o evento para além da Universidade e levar uma programação que englobe outros pontos da cidade para uma maior aproximação da sociedade com as produções da Universidade.

Para esse ano, o 24 horas de Dança conta com uma programação diversa com performances, espetáculos, oficinas, pista de dança, coffe break, rodas de conversa e mais. O evento começa às 18h desta sexta (4) e vai até às 18h do sábado, na Escola de Dança e com entrada gratuita.

Confira a programação completa:

24HORAS-1

24HORAS-2

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *