Agenda Indica: três podcasts jornalísticos para você ficar por dentro das notícias

Quando o assunto é jornalismo, eles são as minhas escolhas e indicações.

Por: Ruan Amorim

Eu entrei na faculdade de jornalismo em 2019. Desse tempo pra cá, o meu consumo de informações jornalísticas mudou. Novos canais de comunicação passaram a fazer parte da minha rotina, o podcast foi um deles. Quando tive contato com a podosfera, a frase amor à primeira vista começou a fazer sentido. Apaixonei-me por esse universo, que hoje me faz companhia em diversos horários do dia, sobretudo, à noite antes de dormir. 

A popularização desse método de comunicação aconteceu no ano que ingressei na UFBA, uma ótima coincidência, né? Uma pesquisa realizada pela plataforma de streaming Deezer registrou um crescimento de 67% no consumo de podcasts à época. Além disso, um levantamento realizado pela pesquisa da Kantar Ibope encomendada pela Globo apontou que o isolamento social decorrente da pandemia da Covid-19 trouxe novos consumidores para essa mídia.

O número de pessoas que escutam podcast regularmente aumentou 33%, já são 28 milhões de brasileiros com mais de 16 anos que incorporaram o hábito. Por isso, hoje trago para vocês três camaradas do gênero, que me acompanham desde que comecei a me aventurar por esse universo. 

Vida de Jornalista

Acho que sou casado com esse podcast, galera. Amo o jornalismo, a correria cotidiana, as pautas e as investigações. Outra coisa que amo, é conhecer a rotina de outros jornalistas. Se você também tem essa curiosidade, o “Vida de Jornalista” é pra você.

Com ele, vamos desbravar o processo de apuração jornalística, entender como grandes reportagens foram feitas e conhecer a realidade de muitos comunicadores. Nós vamos ouvir sobre o campo jornalístico com quem faz jornalismo. Isso é incrível e me incentiva a continuar na profissão, pois me permite conhecer mais sobre ela e querer experimentar todas as suas vertentes. O podcast é feito pelo jornalista Rodrigo Alves (@rodrigo77alves) e pode ser escutado no Spotify e na Orelo. O projeto pode ser apoiado através de campanhas no Catarse e PicPay.

Durma com essa

De segunda a sexta esse podcast me acompanha ou eu o acompanho. Sei lá, mas afirmo que nesses dias eu só durmo depois de escutá-lo. Ele sempre traz os fatos instigantes do dia a dia, que você não pode dormir sem saber. Como o nome diz: durma com essa.

Então, caso queira se informar antes de entrar nas preciosas horas de sono, esse jornal digital do Nexo é o ideal. As explicações são precisas, as interpretações equilibradas e as pautas do momentos se fazem presentes. Sendo assim, diga-me qual vai ser a desculpa para não se manter antenado aos fatos do Brasil e do Mundo?

Café da manhã 

Aqui vou limitar ainda mais as suas desculpas. Se não conseguir escutar antes de dormir, faça isso no café da manhã, que além de ser uma refeição maravilhosa também é título do podcast da Folha de S.Paulo. Levante da cama com as notícias quentinhas e fique atualizado  sobre os acontecimentos do momento. 

Olha, eu sempre faço isso, tomo meu cafezinho e escuto as belas vozes de Magê Flores, Maurício Meireles e Bruno  Boghossian. De segunda a sexta, eu divido minhas manhãs com esses comunicadores incríveis. Se puder, faça o mesmo, pois informação é conhecimento e como diz o velho ditado popular: Conhecimento nunca é demais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *