Agenda indica: três veículos de jornalismo independente para você se informar

Por: Inara Almeida

Se você é uma pessoa que só se informa através da grande mídia tradicional, eu te entendo! Também já fui assim. Entrar no curso de Jornalismo me fez descobrir outras formas de adquirir informação de qualidade – newsletters, podcasts e outros exemplos – mas, principalmente, me fez prestar mais atenção no jornalismo independente.

Mas, afinal, o que configura o jornalismo independente? A ausência de vinculação a partidos políticos, entidades religiosas, órgãos estatais ou grupos de interesses comerciais. Nas circunstâncias políticas atuais, podemos observar uma crise da grande mídia e acusações de parcialidade, enquanto o jornalismo independente tem ganhado mais espaço.   Aqui, vou indicar 3 sites jornalísticos independentes que vale muito a pena conhecer e acompanhar. Aproveitem!

Nexo

O Nexo é um jornal digital que conheci em 2019, mas existe desde 2015. Para ter acesso a todo o conteúdo, é necessário assinar, mas você consegue obter muita informação de forma gratuita. O texto do Nexo é bem apurado, completo e o site é muito rico, repleto de gráficos, recursos multimídia e entrevistas. Você não vai precisar abrir mais nenhum outro site para conseguir acompanhar os acontecimentos diários, o Nexo dá conta de tudo!

Uma das coisas mais legais é a variedade de newsletter e podcasts que o jornal oferece, que conseguem ser tão bons e completos quanto os textos. O Nexo Jornal foi o primeiro veículo de comunicação que me fez enxergar o jornalismo independente com um: UAU!. 

#Projeto Colabora

O #Colabora é o meu projeto queridinho! O conceito de sustentabilidade que eles adotaram é extremamente amplo, envolve saúde, educação, saneamento, desigualdade, diversidade, consumo e mais. Acreditam que o planeta só será, de fato, sustentável, se o olhar também for direcionado para suas mazelas sociais.

O site tem textos objetivos, bem escritos e é perfeito para aquela dose diária de provocação diante de temas importantes. Também é excelente para estudantes que produziram matérias interessantes e estão a fim de publicar – basta entrar em contato por e-mail, que eles irão analisar o material e pode rolar uma publicação, como aconteceu comigo (vale uma autopromoção?). O projeto também disponibiliza newsletter diária e tem canal no YouTube.

Agência Pública

Ah, o jornalismo investigativo independente! A Pública foi fundada em 2011, por repórteres mulheres, é a primeira agência de jornalismo investigativo sem fins lucrativos do Brasil e tem o propósito de investigar a esfera pública em todos os níveis.  Acredito que todo mundo deveria bater ponto na Pública todos os dias, porque todo dia é dia para acompanhar a esfera pública em seus mínimos detalhes.

Os textos da Agência Pública são incríveis, ricos em detalhes e, claro, bem extensos, além dos dados, vídeos e podcast. A Pública já venceu o prêmio Gabriel Garcia Márquez, o mais importante prêmio de jornalismo da América Latina e conta com mais de 1500 aliados, que doam quantias mensais para manter a agência. Para mim, é certo uma boa olhada semanal na Agência Pública (e recomendo!).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *