Banda Tangolo Mangos lança campanha de financiamento coletivo para viabilizar finalização do seu primeiro álbum cheio

Grupo independente recebe contribuições via Benfeitoria até o dia 7 de janeiro

Depois de cinco anos de estrada, dois EPs e dezanas de shows, o grupo independente soteropolitano Tangolo Mangos finalmente deu pistas de um novo lançamento – o seu primeiro disco cheio, com 13 faixas autorais inéditas. O trabalho foi anunciado através do lançamento da campanha de financiamento coletivo de finalização do disco, que está no ar na plataforma Benfeitoria desde o dia 16 de novembro e vai até o dia 7 de janeiro.

O objetivo desse crowdfunding é obter recursos para custear as etapas finais de produção do álbum, bem como os serviços e processos ligados à pós-produção, lançamento, distribuição e marketing do trabalho. Diferentemente de uma doação convencional, a colaboração no financiamento coletivo traz consigo a ideia de recompensas –  a partir do apoio é possível garantir camiseta, adesivos, ingresso para show, CD, pôster, show particular e outras opções que variam de acordo com o valor investido.

Diversos artistas já utilizaram esta estratégia de financiamento para efetivar seus discos, como é o caso de Anelis Assunção, O Terno e Zimbra. O grupo Tangolo Mangos também já teve contato com essa prática. Em 2018, um financiamento coletivo bem sucedido tornou possível o lançamento do primeiro EP da banda, Mangas a Caminho da Feira nº1, lançado em 2019. 

O primeiro álbum da banda é fruto dos últimos anos de trabalho do grupo. Sua pré-produção teve início em fevereiro de 2019 mas, por conta das reconfigurações impostas pelo isolamento social decorrente da pandemia, o desenvolvimento dos fonogramas teve de ser interrompido. Agora, em 2022, os Tangolo Mangos retomam o projeto e seguem trabalhando nos sons do futuro disco. O álbum ainda não foi batizado e está no fim de seu processo de gravação.

Passeando por rock, baião, rock, blues, samba e eletrônica, o disco trará 13 faixas que transitam pelas mais diversas texturas e temas. Pela primeira vez, o trabalho trará composições de todos os membros. Em constante aprendizado, o processo de criação da obra reflete também os avanços e amadurecimentos técnicos e estéticos do grupo.

Assim como em seus outros materiais já lançados, engenharia de som, captação de áudio, produção de arranjos, identidade visual e mixagem foram e/ou estão sendo inteiramente realizados pela própria banda ao lado de parcerias. As etapas finais de produção e lançamento, no entanto, apresentaram demandas financeiras que o grupo não tem condição de arcar – ao menos não sozinho. A partir daí, surge a ideia do financiamento coletivo, uma oportunidade e possibilidade de arrecadar fundos e, ao mesmo tempo, de trocar experiências, energias e produções com o público.

foto: Pedro Gusavaqui
foto: Pedro Gusavaqui

Quem é Tangolo Mangos?

Tangolo Mangos é uma banda soteropolitana que se identifica com diferentes gêneros musicais, destacando-se rock clássico, MPB e música regional nordestina, alinhados numa estética sonora ligada à psicodelia. Nasceu de um projeto virtual de Felipe Vaqueiro no SoundCloud, entre 2015 e 2016, e finalmente em 2017 ganhou corpo e se configurou como banda, formada por Brian Dumont (sintetizador e flauta), Bruno Fechine (percussões) Felipe Vaqueiro (vozes, guitarra, violões e bandolim), João Antônio Dourado (bateria e percussões), João Denovaro (vozes, baixo e percussões) e Pedro Viana (vozes e guitarra). 

Após o lançamento do primeiro EP, em 2019, o grupo passou por importantes festivais da Bahia, destacando-se o Radioca, Feira Noise e Universo Paralello, e tem realizado parcerias com artistas de diferentes nichos e regiões. Em setembro de 2021, um ano após publicação do segundo EP tngl_mngs.rar, lançaram a faixa bônus deste último, com o single tudo_q_eu_quis.mp4, colaboração com o cantor Giovani Cidreira e os rappers Rei Lacoste e tevin. A banda ainda participou e colaborou nas produções das faixas Vermelho (2021), da artista capixaba CA IO, Como (2022), de Rei Lacoste, e Salvador (2022), do duo sergipano Cidade Dormitório.

Foto de destaque: Pedro Gusavaqui

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *