A Bruxa Tá Solta, evento da Athena promoveu integração e socialização entre universitários

Além de ser espaço para a diversão universitária, a festa conquistou recursos para a promoção de práticas esportivas dos associados 

Por: Ruan Amorim

 

Halloween ou Dia das Bruxas é um feriado conhecido mundialmente e celebrado, principalmente, nos Estados Unidos. Contudo, ano após ano a festa das gostosuras e travessuras tem atravessado as barreiras geográficas e conquistado espaço em diversos países, inclusive o Brasil. E a temática, que é palco para fantasias e criatividade, pode ser usada para diversos fins, sobretudo, para criação de um evento universitário em prol da integração entre estudantes de diversas graduações das universidades baianas. 

Criar um ambiente de descontração e socialização entre cursos de ensino superior foi o objetivo da Atlética Athena, da Faculdade de Comunicação da UFBA (Facom), com a festa “A Bruxa tá Solta”. Realizado no dia 28 de outubro, no Mirante dos Aflitos, o evento contou com a presença de cerca de 450 universitários e superou as expectativas dos organizadores, que começaram a vender os ingressos 40 dias antes da festa.

“Superamos as projeções que tínhamos. A gente esperava 300 pessoas e conseguimos mais de 450.  Realizamos essa festa pensando em como ela poderia alcançar o mesmo sucesso da última, que aconteceu no momento de flexibilização da pandemia, ou seja, em um período favorável para o retorno das atividades presenciais, e deu certo. Apesar de acontecer em um momento diferente, conseguimos êxito”, conta a diretora de eventos da Athena e estudante de produção cultural, Ana Carol Branco.

Foto: Deyse Mara Oliveira/Agenda, Arte e Cultura.
Foto: Deyse Mara Oliveira/Agenda, Arte e Cultura.

Branco também explica que para além de ser promovida para proporcionar integração dos estudantes, a Bruxa Tá Solta, assim como qualquer outra ação da Athena, vislumbra conseguir recursos para a promoção dos esportes que compõem a cartela da Atlética. “Todas as iniciativas que realizamos tem o intuito de financiar nossas práticas esportivas, visto que a principal razão da nossa existência é a promoção do esporte universitário, isso de forma acessível”, diz a diretora de eventos.

No sentido de tornar a prática esportiva acessível, Branco fala da compra de materiais que são necessários para o treino dos atletas, como bolas, uniformes e demais artigos esportivos. Além disso, os recursos financeiros obtidos através do eventos também servem para a contratação de técnicos.

Integração

Nesse cenário, quem participou da festa, ajudou com a conquista de recursos em prol dos esportes, socializou e se divertiu muito. É o caso da estudante de medicina da UFBA Brenda Andrade, 21. De acordo com a universitária, o evento veio para ser um momento de descontração em meio a um semestre pesado. “É muito importante ter ações como essa, que por sua vez, se configuram como um momento de descanso e faz a gente sair da bolha e  conhecer novas pessoas”, afirma Brenda.

Graduando em farmácia na UFBA, Willian Santana também afirma que é essencial buscar válvulas de escape em meio às demandas universitárias. Sendo assim, “A Bruxa Tá Solta”  foi uma iniciativa que o ajudou a relaxar e recarregar as energias para o fim do semestre que se aproxima. “Esses eventos nos acolhem. Precisamos sempre buscar espaços para a descontração universitária e a Facom com sua Atlética tem facilitado isso ao nos oferecer um evento como esse”, diz Santana.

Para além de estudantes da UFBA, quem também marcou presença na festa foi a graduanda de cinema na Unijorge Rebeca Mendes. O ponto alto do evento, segundo ela, foi a integração entre as universidades. “O evento não ser restrito só a UFBA é algo incrível, pois se torna uma ponte para que as universidades baianas interajam entre si e formem vínculos”, pontua Mendes.  

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *