Café Científico traz Constantino Tsallis a Salvador

O físico do Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF), estará no dia 08/11 às 10h, na SaladeArte da Ufba, para uma palestra com o tema “Complexidade em Ciência e Tecnologia”

*Da Redaçãocom informações da ASCOM Proext

O Café Científico da UFBA traz a Salvador, na próxima sexta-feira, 08 de novembro, o palestrante Constantino Tsallis, pesquisador titular do Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF), membro da Academia Brasileira de Ciências e líder do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia de Sistemas Complexos. No evento, que será realizado na SaladeArte-Cinema da UFBA, no Canela às 10h, Tsallis abordará o tema “Complexidade em Ciência e Tecnologia”. O evento é realizado pela Pró-Reitoria de Extensão Universitária (PROEXT).

Durante a palestra, Tsallis abordará a complexidade do enorme número de sistemas naturais, artificiais e sociais que são constituídos por muitos elementos com forte correlação entre si – no tempo, espaço ou simultaneamente. Para o palestrante, esses sistemas frequentemente apresentam propriedades semelhantes às da matéria viva, em contraste às da matéria inanimada. “Existe hoje, no âmbito da mecânica estatística, uma teoria que permite entendê-los qualitativa e quantitativamente usando o conceito de entropia”, explica. Na ocasião também serão apresentadas ilustrações em física, geofísica, astrofísica, economia, biologia, medicina, ciências computacionais e lingüística.

Constantino Tsallis atua na área de Física Estatística. Em 1988, propôs uma formulação que generaliza o conceito de entropia de Boltzmann-Gibbs. A entropia de Tsallis tem gerado milhares de publicações, assim como teses e reuniões internacionais exclusivas sobre os fundamentos e as aplicações da chamada Mecânica Estatística Não-Extensiva. Diversos sistemas complexos, de matéria viva e inanimada, consistem em aplicações da Mecânica Estatística de Tsallis.

Para quem não puder estar presente no evento, o Café Científico poderá ser acompanhado pela Internet, através do link: http://aovivo.ufba.br/cafecientifico

Saiba mais sobre o palestrante acessando sua bibliografia completa: http://tsallis.cat.cbpf.br/biblio.htm

| Serviço |

O quê: Café Científico com Constantino Tsallis

Quando: 8 de novembro 2013, às 10h

Onde: SaladeArte da UFBA (Pavilhão de Aulas do Canela – PAC/ Vale do Canela)

Entrada Gratuita

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *