TRANSgredindo o CIStema é tema do VIII Caruru da Diversidade

“TRANSgredindo o CIStema” é a temática da oitava edição do Caruru da Diversidade que acontece na Residência Universitária 1

Por Glenda Dantas

O Grupo Gay das Residências Universitárias da UFBA (GGR) promove, neste sábado, 10, o VIII Caruru da Diversidade. O evento acontece na casa estudantil localizada no Corredor da Vitória com a temática TRANSgredindo o CIStema e deve receber pessoas de diversas partes do Brasil que chegam a Salvador também para participar da Parada do Orgulho Gay.

Além da distribuição da comida típica baiana, o evento conta com uma programação cultural que inclui música e performances. São presenças confirmadas a cantora Kiki Soares, o grupo Isabela e os Renomados, além de Ferah Sunshine, Alehandra Dellavega e outros.

De acordo com os organizadores, o evento é a segunda principal atividade de luta pela defesa das minorias em Salvador, ficando atrás apenas da Parada do Orgulho Gay. E serviu de inspiração para residências de outros estados que, após apresentações da proposta do evento por membros do GGR nas plenárias e mesas de debate do Encontro Nacional de Casas de Estudantes (ENCE), em 2010, aderiram à ideia e passaram a realizar em suas cidades um evento no mesmo estilo, com nome do prato típico do estado, como por exemplo, o Arroz de Cuxá da Diversidade, em São Luiz.

Evento reúne pessoas de diversos estados
Evento reúne pessoas de diversos estados Foto: Reprodução

A festa acontece anualmente desde 2009 e conta com a colaboração da Pró-Reitoria de Ações Afirmativas (PROAE) e apoio recente do Coletivo Kiu e do Movimento  de Lésbicas e Bissexuais. De acordo com Antônio Barreto, um dos 27 membros do GGR, a data do evento foi pensada estrategicamente pensando no público que participa da Parada do Orgulho Gay.“Nós atraímos membros de movimentos gays de diversos estados e do interior da Bahia que vêm para o Caruru e participam também da Parada Gay”, afirma.

 

GGR – O Grupo Gay das Residências surgiu na UFBA no ano de 2000 com o objetivo de lutar contra a homofobia e os demais tipos de opressão sofridas nos ambientes de casas estudantis. Além do Caruru, ao longo do ano, o Grupo promove debates relativos à diversidade sexual, aproximando a comunidade universitária das discussões do grupo LGBT e ampliando o diálogo com os demais segmentos sociais. Exemplos disso são o Chá da Diversidade e o Baleô Colorido.

Desde 2010, o GGR é filiado ao Fórum Baiano LGBT. O grupo também participa do movimento de casas de estudantes de diferentes regiões do Brasil, que juntas lutam contra a LGBTfobia. Atualmente o GGR conta com 27 membros entre residentes e ex residentes.

Um comentário em “TRANSgredindo o CIStema é tema do VIII Caruru da Diversidade

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *