Centro de Estudos Afro-Ambientais – CEAO

Primeira experiência dos estudos africanos na América Latina, o CEAO foi tema de mesa sobre o passado e os desafios da instituição

Por Greice Mara

O Centro de Estudos Afro-Ambientais (CEAO) foi criado em 1959, por Agostinho da Silva, com o objetivo de reforçar laços africanos no Brasil. O Centro foi a primeira experiência institucional dos estudos africanos na América Latina, e foi tema de uma das mesas de debates no Congresso UFBA 70 anos. A mesa, realizada no auditório Professor Américo Simas Filho, na Faculdade de Arquitetura, contou com a participação de América Lúcia, Valdemir Zamparoni, Jamile Borges Silva, Jesiel de Oliveira, Márcia Maim, Maria Rosário de Carvalho, Cláudio Furtado e com uma breve participação do reitor da UFBA, João Carlos Salles.

imagem estaticaDurante o evento, foi destacada a importância de se eleger um gestor para a unidade, que está há cerca de dois anos sem representante. Entre os desafios para o futuro do Centro, foram levantadas questões como a reaproximação do CEAO com o Museu Afro e a realização anual da Semana da África.

Ao longo do encontro, o CEAO foi exaltado como espaço de resistência contra o racismo em Salvador e de acolhimento de estudantes e professores estrangeiros. O Centro é referência em estudos africanos no Brasil e promove projetos de extensão destinada à população afrodescendente. O espaço, mantem em sua biblioteca, um acervo variado a respeito das culturas Afro-Orientais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *