CineFacom apresenta Mostra Especial Novembro Negro

O evento exibe a série documental Travessias Negras e o filme “La Noire De…” A sessão será seguida de bate-papo.

Por: Glenda Dantas

Em comemoração à Semana da Consciência Negra, o CineFacom apresenta a Mostra Especial Novembro Negro, com a série documental Travessias Negras (2017) e o filme “La Noire De…” (1966). A exibição dos filmes, seguida de bate-papo ocorrem na próxima quarta-feira, 22, às 19h, com entrada gratuita.

O projeto CineFacom – Mostra Audiovisual de Estudantes da UFBA  objetiva reunir, expor e debater a produção audiovisual dos estudantes da UFBA e é promovido pelo Centro Acadêmico Vladimir Herzog (CAFACOM). É um evento mensal, realizado no Auditório da Faculdade de Comunicação, que além da realização de edições que contemplam obras de audiovisual dos estudantes, outras edições incluem mostra especial de filmes do cinema nacional ou internacional, dando prioridade aos diretores baianos.

“La noire de…” (A negra de…) – Baseado em um conto homônimo de Sembene publicado em 1961, “La noire de…” conta a história de uma jovem senegalesa que vai trabalhar na França com o casal de franceses que a empregava em Dakar. Inicialmente animada com a perspectiva de conhecer a França, ela logo se vê desiludida, notando diferenças no tratamento que os patrões lhe dão. O filme trata os efeitos do colonialismo, do racismo e dos conflitos trazidos pelas identidades pós-coloniais na África e na Europa. Baseado em um caso real.

Travessias Negras – Com cinco episódios, a série de Antonio Olavo apresenta histórias de vida de jovens negros que ingressaram na UFBA através das Políticas de Cotas. Os personagens compartilham suas experiências de vida, em especial, aquelas relacionadas com o mundo universitário. As lições e sabedorias delas extraídas, como se dá o processo socializador na escola base e na família, e o reconhecimento das diferenças étnicas numa sociedade envolta em um manto de “democracia racial” são algumas das temática abordadas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *