Cinema da UFBA exibe documentário sobre comunidade pesqueira da Bahia

Além do filme, o evento terá outras atividades a partir das 9h

Por Lua Gama

O Cinema da UFBA promove na próxima sexta-feira (12) a exibição do documentário etnográfico Pescando Artes: A cultura viva em Siribinha, que retrata o cotidiano e práticas das comunidades pesqueiras capazes de preservar os conhecimentos culturais e ambientais, apesar das intervenções humanas. A sessão será a partir das 10h30, no campus da UFBA do Vale do Canela. A entrada é gratuita.

A produção é fruto de uma investigação etnográfica realizada durante encontros entre os moradores de uma comunidade pesqueira do município do Conde e uma equipe interdisciplinar de pesquisadores da Universidade Federal da Bahia (UFBA), mobilizados pelo estudo das artes da pesca e práticas usadas pela comunidade para conduzir suas vidas. O documentário se passa na vila de pescadores de Siribinha, que ocupa o Estuário do Itapicuru há mais de um século, no Litoral Norte da Bahia.

Professor titular do Instituto de Biologia da UFBA, coordenador do INCT IN-TREE e um dos diretores do filme, Charbel El-Hani diz que o filme busca traduzir “o profundo respeito pelo legado de conhecimento presente na comunidade”. Além da exibição do filme, o evento terá outras atividades. Confira a programação:

Abertura do evento – 9h30

O projeto “Escola, Conservação e Pesca”
Das 9h40 às 10h – Convidado: Charbel N. El-Hani (Instituto de Biologia/UFBA)

A parceria entre a UFBA e a Prefeitura de Conde-BA no planejamento da conservação e ecoturismo no estuário do Itapicuru

Das 10h às 10h20 – Convidados: Antonio Eduardo Lins de Castro (Prefeito de Conde-BA) e Cláudio Teles (Secretaria do Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico, Conde-BA)

A parceria entre a UFBA e as comunidades de Siribinha e Poças
Das 10h20 às 10h40  – Convidados: Membros das comunidades participantes do projeto

Exibição do filme etnográfico “Pescando Artes: A cultura viva em Siribinha”
Das 10h50 às 12h20

Bate-papo sobre o filme
Das 12h20 às 13h00

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *