Cinema da UFBA exibe documentário que retrata a violência policial em comunidades do RJ

O longa retrata como a violência cometida por policiais afeta o cotidiano desses lugares

Por Lua Gama

Será exibido pelo projeto Cinemas em Redes para o mês de Setembro, nesta quinta-feira (20), às 19h, o documentário ‘Auto de resistência’. A sessão será realizada no Cinema da UFBA, localizado no Vale do Canela. A entrada é gratuita.

Logos após a exibição, ocorrerá um debate em conexão com as salas de Cinema Universitário que fazem parte do projeto. A edição contará com transmissão simultânea para as salas de cinema de seis instituições federais brasileiras.

O documentário dirigido por Natasha Neri e Lula Carvalho, foi lançado em Junho deste ano e narra os homicídios praticados pela polícia contra civis, no Rio de Janeiro, em casos conhecidos como “autos de resistência”, ou seja, legitima defesa.

O filme acompanha a trajetória de personagens que lidam com essas mortes em seus cotidianos, e mostra o tratamento que é dado pelo Estado a esses casos, desde o momento em que um indivíduo é morto, passando pela investigação da polícia, até as fases de arquivamento ou julgamento por um tribunal do júri. A foi premiada como melhor longa-metragem pelo ‘‘Festival É Tudo Verdade 2018’’,

Cinemas em Rede é fruto do Rede de Cinemas Digitais, projeto que interconecta diversos cinemas universitários pelo país através da rede acadêmica, desenvolvido pela Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) em parceria com o Ministério da Cultura (MinC). Mais informações sobre o projeto, através do site.

Confira abaixo o trailer oficial:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *