UFBA realiza sessões gratuitas de filmes em parceria com o Cinemas em Rede

“Batguano” foi exibido na última sessão do Cinemas em Rede; a próxima edição contará com o longa “Vestidas de Noiva”

Por Lucas Arraz

A UFBA é uma das 12 universidades que integram o projeto Cinemas em Rede, iniciativa do Ministério da Cultura (MinC) em parceria com a Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) que tem exibido, desde 2013, filmes alternativos, com o objetivo de promover a formação de público para o cinema nacional. As exibições são mensais e gratuitas e ocorrem na Sala de Arte da UFBA, localizada no Vale do Canela, acompanhadas de debates sobre a produção com a participação de críticos de cinema e, muitas vezes, com os diretores do filme através de vídeo conferência.

A última sessão, realizada no dia 14/07, contou com o filme paraibano “Batguano” (2014), que promoveu um debate sobre a velhice, a decadência e a solidão da humanidade. Com a presença de alunos e amantes do cinema, além dos organizadores ligados a Pró-reitoria de Extensão da universidade, Elizabeth Barbosa e Ramon Coutinho, a exibição de BatGuano cumpriu mais uma etapa do programa Cinemas em Rede. 

A programação do projeto, que ocorre geralmente na segunda quinta-feira do mês, pode ser acompanhada pela página da Proext. “Os filmes são escolhidos a dedo. São sempre brasileiros e dificilmente passaram por alguma sala de cinema no Brasil”, contou Ramon Coutinho sobre a curadoria de filmes feita pelo o projeto. A próxima exibição, prevista para 11 de agosto, contará com o longa metragem “Vestidas de Noiva” de Fabia Fuzeti e Gabi Torrezani. 

Batguano foi dirigido e roteirizado por Tavinho Teixeira (Purple) que também atua no filme no papel de Robin. A história acompanha a trajetória dos personagens Batman e Robin da célebre série dos anos 60,  vivendo como um casal gay em um mundo pós apocalíptico em 2033. O longa discute a decadência, a velhice e o esteriótipo do salvador masculinizado na sociedade. Produzido com um orçamento total de 100 mil reais levantados por leis de incentivo à cultura e programas de financiamento coletivo, o título relembra obras como o “Superoutro” de Edgar Navarro.

 

imagens de divulgação

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *